sábado, novembro 29, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICAVÍDEO: Profissional da segurança do trabalho fala sobre os números de acidentes...

VÍDEO: Profissional da segurança do trabalho fala sobre os números de acidentes em Chapecó em 2025

A semana foi marcada por três mortes seguidas de acidente de trabalho na capital do oeste

ClicRDC

A presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (CITICOM) de Chapecó e profissional de Segurança do Trabalho, Izelda Terezinha Ouro, alertou para a persistência de falhas de segurança nos canteiros de obras, apesar da redução no número de fatalidades registradas este ano. Segundo dados do CITICOM, o setor registrou apenas uma morte em 2025 até o momento, um número inferior às seis mortes ocorridas em 2024. No entanto, a morte recente foi atribuída a uma falha de procedimento operacional.

Cultura de Risco e Investimento: Izelda Ouro critica a mentalidade de que a segurança não é um investimento, mas sim um custo. Ela aponta que, com o ritmo acelerado das entregas de obras, a parte de segurança tem sido negligenciada em muitas construções que não possuem o suporte de grandes entidades (como Sinduscom/SESI). Irregularidades como falta de banheiros e locais adequados para refeição são comuns em canteiros sem fiscalização adequada.

Aumento da Fiscalização: Como novidade positiva, a presidente informou que, a partir de dezembro, cinco novos auditores fiscais começarão a atuar em Chapecó. O CITICOM fará a entrega direta a esses fiscais de uma lista das obras com maiores irregularidades, esperando que a punição financeira force os empregadores a valorizar a vida do trabalhador, que não está sendo visto como ser humano, mas sim como peça substituível.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se