
A Comarca de Pinhalzinho celebrou um momento histórico na tarde desta quarta-feira (26) com a fixação oficial da 2ª Promotoria de Justiça (PJ), em uma cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e do Poder Judiciário. A nova estrutura visa otimizar o atendimento, com a 1ª PJ focada na área criminal e a 2ª PJ atuando exclusivamente na área civil.
Expansão e Atribuições: A instalação, conduzida pelo Subprocurador-Geral de Justiça Andrey Cunha Amorim, também oficializou a expansão da Comarca, que agora passa a abranger os municípios de Nova Itaberaba (antes vinculada a Chapecó) e Águas Frias (antes vinculada a Coronel Freitas), juntando-se a Nova Erechim e Saudades. A Promotora de Justiça Daniela Carvalho Alencar, titular da 1ª PJ, responderá interinamente pela 2ª PJ até a nomeação de um novo titular.
Autoridades como Andrey Cunha Amorim e Caroline Sartori Velloso Martinelli destacaram que a medida atende a uma demanda antiga, promovendo maior eficiência, especialização e aproximando a Justiça da população local, reforçando o compromisso institucional com a “justiça” e a “esperança” da comunidade.





