





A Guarda Municipal de Chapecó conta agora com um grupo especializado para atuação em operações de maior complexidade: o Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A formatura da nova equipe aconteceu neste sábado (8), no auditório da Prefeitura de Chapecó, com a presença de autoridades municipais, representantes das forças de segurança e familiares dos formandos.
Os novos integrantes da ROMU são Vinicius Lucas Maciel de Oliveira, Wesley da Silva Pacheco, Guilherme Martins, Rommel Henrique Andrade Scherer e Gabriel de Medeiros Idalgo.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito João Rodrigues, o vice-prefeito Valmor Júnior Scolari, o secretário de Segurança Pública, Clóvis Leuze, o diretor de Segurança Pública, Roger de Lima, o comandante da Guarda Municipal, Luiz Antônio Stobe, o coordenador do curso, Ederson Barros, além dos vereadores Cleber Fossa e Valdemir Stobe.
O curso de formação contou com 360 horas de aulas teóricas e práticas, em regime de internato, ministradas por equipes do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Técnico da Guarda Municipal. O treinamento abordou abordagens táticas, operações aéreas, armamento e tiro, combate tático, primeiros socorros, controle de distúrbios civis, enfrentamento ao tráfico, progressões em área de mata, técnicas de algemação e operações com cães, entre outros módulos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os agentes estão aptos para atuar de forma tática, precisa e estratégica, em apoio às demais forças de segurança, com foco na proteção da vida, da ordem e do patrimônio público.
O corpo de instrutores contou com profissionais da Guarda Municipal de diversas cidades do Sul e Sudeste, além de representantes da Polícia Penal de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, SAER/FRON, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro (14º RCMec) e Defesa Civil de Chapecó.







