

O Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Chapecó (ACIC) promoveu mais uma edição do Workshop de Mecânica Básica para Mulheres, na última semana. O objetivo foi ampliar o conhecimento e a autonomia das participantes em relação aos cuidados com seus veículos. Segundo os dados mais recentes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), no Brasil há aproximadamente 29,6 milhões de mulheres habilitadas para conduzir veículos, o que representa cerca de 36% do total de condutores.
O encontro ocorreu em uma transportadora de carga fracionada de Chapecó e reuniu 50 mulheres colaboradoras, como ação alusiva ao Outubro Rosa. Durante o workshop, foram abordados temas essenciais do dia a dia, como a interpretação das luzes do painel, a verificação de líquidos e fluídos, procedimentos para troca de pneus e dicas de economia de combustível.
A ação faz parte do compromisso do Núcleo de Automecânicas em levar informação técnica de forma acessível e prática, incentivar a segurança e a independência das mulheres no trânsito.
O setor automotivo/mecânico foi historicamente masculino. A presença feminina nesses espaços abre caminhos. “Nosso objetivo é desmistificar a mecânica, mostrar que qualquer pessoa pode entender o básico e cuidar bem do seu carro”, frisou a vice coordenadora do Núcleo Andreia Calza durante a atividade.
O núcleo afirma que novas edições do workshop devem ocorrer em breve, para ampliar o público e fortalecer o papel educativo do setor automotivo na comunidade.






