
Cinco Guardas Municipais de Chapecó foram homenageados nesta semana com uma Moção Honrosa concedida pela Prefeitura, após atuarem no salvamento de um bebê de quatro meses que apresentava sinais de asfixia. A entrega do reconhecimento foi feita pelo vice-prefeito Valmor Scolari, em nome do município.
A ocorrência aconteceu na tarde de segunda-feira (8), quando os guardas estavam em uma barreira de trânsito no bairro Santo Antônio, devido a um acidente no Contorno Viário Oeste. Durante a ação, uma mulher chegou em um carro pedindo socorro para seu filho, o pequeno Theo, que estava desmaiado e com sinais de cianose — uma condição caracterizada pela coloração arroxeada da pele por falta de oxigênio.
Os agentes iniciaram imediatamente as manobras de desobstrução das vias aéreas, conseguindo fazer com que o bebê voltasse a respirar. Na sequência, mãe e filho foram levados de viatura ao Hospital da Criança, onde Theo foi atendido e posteriormente liberado.
A ação rápida e eficiente dos guardas foi destacada pelo vice-prefeito. “Nós tivemos uma vida que foi salva, uma criança, uma família que hoje está comemorando a vida do seu filho. É um ato que não é só de coragem, é de muita competência, porque tem envolvido o treinamento, a preparação”, afirmou Scolari.
Foram homenageados com a Moção Honrosa os guardas Israel Vieira dos Santos, Itamar Antônio Sartori, Deivid Adriano Gasparin Tomaz, Ewerton Alan Trojan e Felipe Junior Ransolin de Oliveira.