![](https://files.clicrdc.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-16.38.14-1024x682.jpeg)
A Prefeitura de Chapecó é Ouro na Alfabetização. Durante a solenidade de inauguração da Escola Básica Municipal Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani, realizada na terça-feira (11), na Unochapecó, a secretária de Educação, Astrit Tozzo, entregou o certificado recebido do Ministério da Educação, para o prefeito João Rodrigues.
“Chapecó recebeu a nota máxima na alfabetização de nossas crianças. Isso é um reconhecimento de que nós realizamos a alfabetização na idade certa, no tempo certo. Isso é resultado das sementes que estamos plantando. A educação não é algo que acontece de uma hora para outra, é algo construído a longo prazo”, disse Astrit.
A secretária disse que, para obter essa nota, as equipes de educação infantil e ensino fundamental realizaram formações com os professores e incentivaram práticas pedagógicas que enfatizaram a criatividade, a pesquisa, a leitura e a prática da escrita, trazendo novas ideias e debatendo iniciativas de sucesso, promovendo o diálogo com os professores e entre eles também.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou o volume de investimentos em educação, que passa de R$ 300 milhões.
“Essa nota em alfabetização é mérito da Secretaria de Educação, da Administração Municipal, mas, principalmente, dos professores. Aqui nós valorizamos e empoderamos os professores”, disse Rodrigues.
Ele lembrou que Chapecó foi o primeiro município a pagar o piso nacional do magistério, reformou e implantou novas escolas, como a Escola Cívica, que vai atender mil alunos, numa proposta inovadora de ensino fundamental dentro de uma universidade, com acesso aos laboratórios do Ensino Superior.