Na tarde desta quarta-feira (5) o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Chapecó, ligado à Prefeitura de Chapecó, apresentou a primeira etapa para implantação do plano de contingência para atendimento a múltiplas vítimas de desastres da secretaria municipal de Saúde.
De acordo com o secretário de Saúde, João Lenz, a reunião de alinhamento estratégico, na sede da secretaria, contou com a presença de gestores da Saúde e áreas técnicas, teve como objetivo mostrar o trabalho desenvolvido.
Foram organizadas seis unidades básicas de saúde, a UPA e o PA da Efapi que em caso de desastres contendo múltiplas vítimas serão acionados para realizar atendimento.
O plano prepara a área da saúde para a resposta adequada em caso de desastre, garantindo organização adequada e antecipação das ações necessárias, minimizando o número de vítimas fatais.
Tais unidades elaboraram Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para atuação e receberam capacitação por simulados de mesa para toda a equipe.
Foram discutidos os desafios a serem enfrentados e a necessidade da articulação com todas as instituições da Rede de Atenção a Saúde (RAS) do município para concluir o plano