Uma ocorrência de abandono de incapaz mobilizou a Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (8) no bairro Seminário, em Chapecó. Três crianças foram encontradas caminhando sozinhas pela Avenida Getúlio Vargas, próximo à prefeitura, cerca de dois quilômetros de distância de sua residência.
A guarnição foi acionada após moradores do edifício onde as crianças vivem relatarem que elas estavam na rua desacompanhadas, sendo que uma apresentava uma lesão na cabeça. Os moradores também informaram que os pais não estavam em casa desde cedo.
As crianças, com idades entre 5 e 7 anos, confirmaram à polícia que frequentemente ficam sozinhas em casa e, ao saírem para brincar, ficaram presas do lado de fora do prédio. Durante o tempo fora de casa, uma delas foi mordida por um cachorro, resultando em ferimento na cabeça. A polícia constatou a lesão e também verificou que a mesma criança tinha um dedo amputado, situação relatada como decorrente de um acidente doméstico anterior.
O Conselho Tutelar foi acionado e assumiu a responsabilidade pelas crianças. A criança ferida foi levada pelo SAMU à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber cuidados médicos.
Cerca de 40 minutos após a chegada da polícia, os pais se apresentaram no local onde as crianças foram encontradas. Ambos foram detidos e conduzidos à delegacia pelo crime de abandono de incapaz. Durante o depoimento, optaram por permanecer em silêncio.
O caso será investigado pela Polícia Civil, e o Conselho Tutelar acompanhará a situação das crianças.