Ouça a notícia:
Na manhã desta terça-feira (22/10) o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio a 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, deflagrou a operação “COLISEU” em combate a crimes contra a administração pública.
A operação busca desarticular associação criminosa composta por agentes públicos e particulares suspeitos da prática dos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, contratação direta ilegal, corrupção passiva, prevaricação e associação criminosa.
As condutas investigadas referem-se à contratação irregular de artistas por meio de processos de credenciamento instruídos na Fundação Cultural de Lages, mediante o direcionamento e preterição de alguns profissionais, existindo indícios de solicitação e recebimento de vantagens indevidas para consecução do esquema criminoso.
A operação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, com vistas a preservação da cadeia de custódia no tocante as evidências arrecadadas de interesse investigativo.
A investigação prossegue em segredo de justiça.
COLISEU
O Coliseu de Roma, maior e mais famoso símbolo do império romano, foi construído entre 72 d.C e 80 d.C e tinha por objetivo sediar eventos culturais da época, tal como a prática política do pão e circo e luta entre gladiadores.
GAECO
O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Fonte: Comunicação Social do MPSC