O treinador da Seleção Brasileira, Dorival Jr., disse que trabalha a fim de buscar soluções “para os desafios” que tem à frente da equipe e que deseja encontrar rapidamente o equilíbrio da Amarelinha. Ele concedeu entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (27), logo após o anúncio da lista de 23 convocados para os jogos contra Chile e Peru, em outubro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
O técnico reafirmou sua confiança numa virada de chave do momento atual da Seleção, que ocupa a quinta posição, com dez pontos.
“Em momento algum, estamos satisfeitos. Já estive em clubes onde engatilhávamos vitórias e nunca estávamos tranquilos, apenas aliviados. Essa é a palavra que existe para quem está desse lado. Valorizamos conquista, mas por poucos momentos e logo nos preparamos para um desafio dois dias depois. Estamos sempre buscando soluções para os desafios que aparecem.”
À frente da Seleção Brasileira desde janeiro deste ano, Dorival soma dez jogos, com quatro vitórias, cinco empates, um revés, 14 gols marcados e nove sofridos. Contra o Chile, no dia 10 de outubro, em Santiago, e do Peru, no dia 15, em Brasília, ele espera conseguir somar seis pontos.
“O que espero é encontrar um equilíbrio rapidamente e, com isso, a vinda de resultados importantes. Para que encontremos isso, dependemos de trabalho, dedicação e dia a dia, que não teremos na Seleção e sabemos disso. Estamos buscando por outros meios, precisamos melhorar e estamos buscando alternativas e possibilidades, sejam técnicas, táticas, mudanças de nomes e no processo de construção da equipe.”
Apesar dos resultados indesejados, Dorival ressaltou a confiança no trabalho desempenhado até o momento e demonstrou otimismo para a conquista de melhores resultados adiante.
“Sempre temos que ter convicção do que fazemos e temos uma certeza muito grande. Gostaria de ter tido resultados melhores, mas vou ficar mais feliz, se, ali na frente, tivermos usado esses resultados iniciais como base para um caminho futuro. Sempre acreditei neste tipo de trabalho, porque foi uma constante na minha vida. Resultados só aparecem depois de você aprender a sofrer.”
Veja os convocados:
GOLEIROS
Alisson – Liverpool
Bento – Al-Nassr
Ederson – Manchester City
LATERAIS
Danilo – Juventus
Vanderson- Monaco
Guilherme Arana – Atlético-MG
Abner – Lyon
ZAGUEIROS
Bremer- Juventus
Éder Militão – Real Madrid
Gabriel Magalhães – Arsenal
Marquinhos – Paris Saint-Germain
MEIO-CAMPISTAS
André – Fluminense
Bruno Guimarães – Newcastle
Gerson – Flamengo
Lucas Paquetá – West Ham
Rodrygo – Real Madrid
ATACANTES
Endrick – Real Madrid
Raphinha – Barcelona
Luiz Henrique – Botafogo
Igor Jesus – Botafogo
Savinho – Manchester City
Vinicius Júnior – Real Madrid
Gabriel Martinelli – Arsenal