Na manhã desta quinta-feira (27), foi realizada mais uma ação do Programa Mão Amiga: Resgate da Dignidade, iniciativa da Prefeitura de Chapecó para atender pessoas que estão em situação de drogadição. O caso desta vez era de uma mulher de 30 anos, que já tem dois filhos, e está grávida de gêmeos.
De acordo com a coordenadora do Resgate Social da Secretaria da Família e Proteção Social, Paula Gai, houve a solicitação de internamento por uma irmã, pois a grávida estava utilizando drogas durante a gestação. Ela estava na casa de outro usuário, no Loteamento Dom José Gomes, e fugiu para o mato quando visualizou a chegada dos veículos da Guarda Municipal, Resgate Social e Secretaria de Saúde. O prefeito João Rodrigues também acompanhou a ação. Após buscas, ela foi localizada e encaminhada para internamento.
Desde o início do Programa, em março de 2022, ainda com o nome de Internamento Involuntário, foram atendidas 393 pessoas. Destas, dez estão em desintoxicação e 60 em comunidade terapêutica. Outros 245 estão bem, muitos tendo retornado ao convívio familiar, já com emprego e moradia. O programa também tem focado na retirada de pessoas em situação de rua. Apenas 64 tiveram recaída.
O prefeito destacou que Chapecó é uma das poucas cidades que tem uma política pública para enfrentar o problema dos dependentes químicos, bancando com recursos próprios os internamentos e tratamentos, buscando resgatar a dignidade das pessoas e auxiliar as famílias que sofrem com o problema.
Assista