O vereador de Chapecó, Cleber Fossá (MDB), teve aprovada uma moção de apelo na qual pede que a Prefeitura de Chapecó dê celeridade no chamamento de aprovados no concurso público nº 01/2022, para o cargo de farmacêutico. O parlamentar comentou que a medida visa suprir a carência existente e garantir um atendimento de saúde mais eficaz e de qualidade à população de Chapecó. A solicitação será agora encaminhada ao secretário municipal de Saúde João Lenz.
Conforme Fossá, muitos dos aprovados no concurso público ainda aguardam serem chamados para assumir as suas funções, sendo há aproximadamente dois anos, situação que lhes causam grande ansiedade e incertezas, além de representar uma perda de profissionais, que poderiam estar contribuindo significativamente para a melhoria do serviço público de saúde, bem como, um bom aproveitamento de gasto para o certame, sendo necessário que eles sejam chamados.
“Os farmacêuticos são profissionais essenciais para promoção e manutenção da saúde pública, atuando em áreas cruciais como a dispensação de medicamentos, orientação farmacêutica, no controle de qualidade de produtos e serviços farmacêuticos, e na vigilância sanitária. E há uma notória carência de farmacêuticos no serviço público municipal, que compromete a eficiência e qualidade do atendimento à população”, afirmou o vereador Cleber Fossá em sua justificativa.