Um graxaim-do-campo (nome científico: Lycalopex gymnocercus), foi resgatado após cair em um tanque/reservatório com paredes de lona, desativado, na SC-480, no Distrito de Marechal Bormann, em Chapecó (SC). Conforme informações do Corpo de Bombeiros o fato ocorreu por volta das 12h desta segunda-feira (29).
O reservatório, com paredes de lona e cercado por tela com dimensões aproximadas de 30 x 10 metros e 5 metros de profundidade, apresentava um buraco em um dos pontos mais baixos. Foi por esse acesso que o animal provavelmente ingressou na área do tanque, possivelmente em busca de presas enquanto caçava. Dentro do reservatório, havia uma lâmina de água com cerca de 60 centímetros de profundidade.
Para resgatar o graxaim-do-campo, os bombeiros utilizaram equipamento ”de pegar cachorro”, e conseguiram retirá-lo do fosso e do cercado com segurança. Após o resgate, o animal foi liberado nas proximidades, visto que havia uma reserva de eucalipto nas imediações, possivelmente o caminho pelo qual ele chegou ao local onde ficou preso.
O graxaim-do-campo é uma espécie de canídeo, pertencente à mesma família dos cachorros-domésticos, lobos, coiotes, chacais e raposas.