Uma tentativa de fuga da Penitenciária Industrial de Chapecó, localizada no bairro Efapi, mobilizou as autoridades na manhã desta segunda-feira (11). Conforme informações da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina (SAP/SC), sete internos tentaram fugir, mas devido à intervenção dos policiais penais, a fuga foi evitada.
Conforme informações extraoficiais obtidas pelo ClicRDC, os internos estavam alocados na cela 100, da galeria H. Eles cerraram a grade metálica da cela, fizeram um buraco no muro de tijolo e foram até a sala de revista, onde abordaram dois policiais.
No local, os detentos tentaram estourar os vidros e portas para fugir, mas não conseguiram. Eles estavam com armas artesanais e ameaçaram e agrediram os policiais.
Os gritos dos dois policiais alertam os outros servidores. Neste momento, a sirene de alerta foi acionada e todos os policiais da unidade se deslocaram até o setor de revista, para fazer a contenção dos detentos. Após conversas com os presos, os policiais foram soltos. Conforme a SAP/SC, em seguida, foram implementados procedimentos de revista interna para garantir a manutenção da ordem pelas equipes da Polícia Penal.
Confira a nota oficial da SAP/SC
NOTA OFICIAL
A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa relata que nesta segunda-feira (11), pela manhã, houve uma tentativa frustrada de fuga envolvendo sete internos na Penitenciária Industrial de Chapecó. Os indivíduos foram prontamente contidos graças à rápida e eficaz intervenção dos policiais penais. Em seguida, foram implementados procedimentos de revista interna para garantir a manutenção da ordem pelas equipes da Polícia Penal.