A Secretaria de Serviços Urbanos de Chapecó (SC) instalou nesta semana um novo modelo de contêiner na avenida Sete de Setembro, próximo da Polícia Federal, no Centro da cidade. De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria, Graciela Heckler, considerando o grande número de depredação das tampas e pedais por vandalismo, identificou-se este modelo pela empresa hoje responsável pela coleta e destinação dos resíduos.
Caso seja aprovado, será adotado o novo contêiner, que tem capacidade para três mil litros, 138 kg, 1190 mm – 1250 mm de boca frontal e altura total de 1600 mm, pelo que não representa um obstáculo visual e permite uma visibilidade perfeita da rua e dos veículos. O material é de PEHD, 100% reciclável no final da sua vida útil e fabricado com até 77% de material reciclado.
O secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria, Luiz Paulo Carraro, informou que no município tem 1.160 contêineres instalados na área central e algumas comunidades rurais.
Também foram instalados 31 contêineres para o descarte correto de vidro. Outra medida foi a colocação de 21 lixeiras subterrâneas, com previsão de instalação de mais 10 unidades na área central até dezembro de 2023.
Todo o material reciclável coletado pela empresa é destinado para as associações de catadores, as quais o poder público mantém parceria.