A Polícia Civil de Chapecó por meio da Divisão de Investigação Criminal de Chapecó, ministrou palestras sobre segurança virtual e comportamento online para adolescentes do Colégio Exponencial na manhã desta terça-feira (23) em Chapecó, no Oeste Catarinense.
Foram abordados temas relativos à prevenção de fraudes, golpes, segurança e uso da Internet. Também foram discutidos assuntos relacionados à divulgação de fake news e cyberbullyng, bem como suas consequências e responsabilidades. Foram realizadas duas palestras para alunos do ensino fundamental e do ensino médio.
As palestras foram ministradas pelo Delegado de Polícia Eder Matte e pelo Escrivão de Polícia Kaleu Mandel. Segundo o delegado Eder Matte, é importante o debate sobre esses assuntos que vêm trazendo grande prejuízo financeiro e psicológico a nossa sociedade. “Os adolescentes dessa forma, tornam-se multiplicadores desse conhecimento”.
De acordo com a empresa de ciberseguranca Kapersky, o Brasil é o país que mais sofre com ataques do tipo phishing por meio do WhatsApp no mundo. A Polícia Civil de Santa Catarina trabalha ativamente na prevenção e na repressão aos crimes na internet sendo referência nacional no combate a esse tipo de crime.