
Após a aprovação na Câmara de Vereadores, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, sancionou nesta quinta-feira (06), a Lei Complementar 784, que cria o cargo de coordenador de segurança escolar. O objetivo é aumentar a segurança nas escolas, após ataques como o ocorrido em Blumenau, nesta semana.
O prefeito João Rodrigues destacou que pretende contratar 100 agentes dentro de um mês. Ele agradeceu a agilidade e compreensão dos vereadores sobre a importância do projeto. A função dos coordenadores de segurança escolar será a seguinte:
a) coordenar as ações de segurança nas unidades públicas de ensino municipal;
b) coordenar as ações de controle de acesso às unidades públicas de ensino;
c) coordenar as ações estratégicas para garantir a segurança das unidades públicas de ensino;
d) supervisionar, orientar e executar o serviço de segurança, inspecionar periodicamente as unidades de ensino, visando corrigir e detectar anormalidades ou solucionar problemas;
e) supervisionar a manutenção da ordem interna em todas as unidades públicas de ensino, inclusive parques, ginásios de esporte e estacionamento, tomando as providências cabíveis em caso de qualquer anormalidade:
f) coordenar as ações de prevenção com os profissionais da educação e adotar medidas corretivas; g) coordenar planos de emergência;