Um problema antigo continua atormentando a população do Bairro Santa Maria, em Chapecó. O furto e o arrombamento de veículos têm crescido nos últimos dias nas proximidades no Hospital Regional do Oeste (HRO). Recebemos várias mensagens de pessoas que sofreram com a ação dos criminosos, incluindo o roubo de materiais de construção e de outros objetos.
“Está caótico. Na semana passada foram pelo menos três carros levados, além de vários carros arrombados. Tem uma senhora que foi vítima duas vezes. Ela tem um veículo bem simples, levaram o som e, depois, na outra semana, a bateria completa com cabo e tudo. Nas proximidades do HRO, roubaram hoje (dia 28) uma bateria de caminhão, fios de poste de uma empresa, duas escadas de alumínio de R$ 1,000.00 cada. Os carros aqui ao redor ficam praticamente ‘abandonados’ e não vemos uma viatura passar. Fora o que a gente não fica sabendo”, relatou um comerciante a Rádio Oeste Capital, que atende nas redondezas. Ele, por sinal, teve um prejuízo de R$ 4,5 mil em uma invasão registrada nesse ano de 2022.
Prefeitura de Chapecó, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, forças de segurança municipais/estaduais e, claro, a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, precisam somar forças, traçar uma estratégia de segurança para os espaços internos e externos. Fica a missão para 2023, já que moradores, comerciantes e pacientes não merecem passar por tantas dificuldades devido à falta de competência de quem tem a caneta na mão.
Agravante
É importante destacar que mais de 300 detentos deixaram o Presídio de Chapecó na última semana, para as Saídas Temporárias de Natal e de Ano Novo. Outros ainda deixarão o espaço amanhã, dia 29. O benefício é concedido para os internos do regime semiaberto, com bom comportamento, que já tenham cumprido pelo menos 1/6 da pena. Esse movimento, realizado desde o dia 19 desse mês, torna mais grave os problemas de furto nesse período do ano. Segundo uma fonte da segurança pública que ouvi no fechamento dessa matéria, o número de furto de veículos cresceu consideravelmente nesta semana, impulsionada por essas saídas.
Fale com a coluna
Fale com a coluna pelo e-mail: [email protected]. Sugestões, dúvidas, críticas, novas pautas, estamos abertos aos assuntos que chegarem. Também é possível deixar sua mensagem pelo (49) 3361-3130, nas manhãs e fim de tardes da Rádio Oeste Capital.