A Convenção Coletiva de Trabalho firmada com cláusulas de ordem econômica para o comércio de Chapecó e região estabelece um reajuste salarial de 8,83% para os comerciários, sobre o salário de setembro de 2021. Esse documento resulta de negociações que ocorreram entre o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Chapecó.
O salário normativo para Chapecó e região ficou definido em R$ 1.652,03 na admissão, e em R$ 1.717,33 após 90 dias de trabalho na empresa. A convenção também trata sobre gratificações, adicionais, auxílio creche, jornada de trabalho e contribuições sindicais.
Outra definição é quanto ao trabalho em feriados, não sendo permitido no Natal, Ano Novo e Dia do Trabalhador, inclusive para os mercados e comércio varejista de supermercados, hipermercados e atacarejo cuja atividade preponderante seja a venda de alimentos.
A convenção para Chapecó e região, além dos comerciários, envolve as empresas revendedoras, concessionárias e distribuidoras de veículos e o comércio atacadista. Ao contrário de anos anteriores, o novo documento coletivo de trabalho não se aplica ao comércio de produtos farmacêuticos, que agora deve obedecer à convenção coletiva definida entre o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Oeste Catarinense (Sincofarma) e o Sindicato dos Comerciários de Chapecó.
Municípios abrangentes
A vigência do documento vai de 01 de setembro passado até 31 de agosto de 2023. Além de Chapecó, a convenção envolve os municípios de Águas de Chapecó, Águas Frias, Caxambú do Sul, Cunhataí, Guatambú, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Palmitos, Pinhalzinho, Planalto Alegre, São Carlos e Saudades.
Assinaram a convenção o diretor de Relações do Trabalho do Sicom, Ricardo Urbancic, e o presidente do Sindicato dos Comerciários, Jair Tessaro. A nova convenção coletiva pode ser acessada no link https://sicom.com.br/convencoes.