O prédio mais antigo de Cordilheira Alta, o Moinho São Domingos, será inteiramente reformado e transformado em um grande espaço cultural apto a receber mais de 2 mil pessoas por mês. A reforma será custeada com recursos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), com contrapartida da Prefeitura de Cordilheira Alta.
A destinação de R$ 1.132.000 para as obras foi aprovada na reunião ordinária de julho do Conselho Gestor do FRBL, realizada nesta quarta-feira (13). A Prefeitura deverá investir outros R$ 283 mil na reforma. A intenção do Município é que o antigo moinho abrigue as salas das oficinas culturais, de dança, exposição e sede da Secretaria da Cultura, Esportes e Turismo.
O prédio foi construído inicialmente em 1959 e reconstruído em 1969, após ser consumido por um incêndio, e posteriormente ampliado, chegando aos atuais 1.411 m² de área construída. No ano passado, foi doado pelos proprietários ao Município, que já iniciou o processo de tombamento do bem de valor histórico para a região.
Com os recursos será realizada reforma interna e externa; instalação de novas aberturas; novo telhado translúcido com vidro acústico; novas instalações elétricas e iluminação; ampliação da área dos sanitários e acessibilidade interna.
Para o Presidente do Conselho Gestor do FRBL, o Subprocurador-Geral para Assuntos Jurídicos do MPSC, Fábio de Souza Trajano, a aprovação do projeto representa, para um município de pequeno porte mas com reconhecida tradição na dança, um espaço permanente de difusão de cultura e de arte, refletindo em oportunidade de crescimento pessoal, intelectual e profissional para todos.