A necessidade de adaptação tecnológica permitiu que o Poder Judiciário de Santa Catarina contribuísse com entidades locais onde atua. É que muitos móveis ficaram sem uso com a digitalização dos processos.
A comarca de Chapecó, por exemplo, repassou 16 peças para a Escola de Educação Básica Lara Ribas. A instituição educacional atende 1.353 alunos no bairro Passo dos Fortes, onde está localizado o fórum da comarca.
O diretor do Lara Ribas, Fábio José Corá, lembra que a mobília foi aproveitada nas salas de aula, sala de reuniões, sala de atendimento a alunos especiais, no setor administrativo e também na biblioteca: “A doação foi muito importante, pois naquele momento tínhamos essa necessidade que não estava sendo atendida”.
Os escaninhos e armários que abrigavam os processos físicos da comarca se tornaram desnecessários com a digitalização dos volumes. No fórum de Chapecó, todos as ações ativas estão digitalizadas, e boa parte dos processos suspensos ou arquivados também já foi passada para o computador.