segunda-feira, agosto 4, 2025
InícioSAÚDEChapecó divulga alerta devido ao crescimento exponencial no número de casos de...

Chapecó divulga alerta devido ao crescimento exponencial no número de casos de Covid-19

Segundo a Administração Municipal, os casos ativos aumentaram mais de 400% na última semana com a curva epidêmica em ascensão, veja o alerta

IMAGEM ILUSTRATIVA – Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Após uma reunião para divulgar recomendações e medidas de enfrentamento à Covid-19 e Influenza, a prefeitura de Chapecó divulgou no início da noite desta quarta-feira (05), um alerta devido ao crescimento exponencial no número de pessoas positivadas com o coronavírus no município. Conforme a Administração Municipal, os casos ativos aumentaram mais de 400% na última semana com a curva epidêmica em ascensão.

Devido o aumento nos números, a equipe da gestão da Secretaria de Saúde planejou algumas ações para enfrentamento à doença:

– Testagem para Covid-19 no Ecoparque, das 17 às 21 horas, diariamente;

- Continua após o anúncio -

– Sala de Situação para discutir estratégias de ação com gerências dos serviços de saúde;

– Reforço das orientações dos cuidados em indústrias, e no comércio;

– Orientações na mídia para a população em geral sobre os cuidados e oferta de serviços;

– Oferta de vacinação em unidades de saúde e Vacimóvel, a partir do dia 09/01:

Segundo a prefeitura de Chapecó é importante que a população use a máscara adequadamente (cobrindo a boca e nariz), mantenha os ambientes bem ventilados, evite aglomerações, mantenha o distanciamento social, procure atendimento ao apresentar sintomas respiratórios e que complete seu esquema vacinal contra o vírus, “Proteja a si e aos outros”.

Empresários do setor hoteleiro e de gastronomia se reúnem com Administração Municipal

Na tarde de quarta-feira, o prefeito em exercício de Chapecó Itamar Agnoletto reuniu-se com representantes de empresários do setor de hotéis, bares, restaurantes e similares. O objetivo do encontro foi mobilizar essa cadeia empresarial e unir esforços no enfrentamento à Covid-19 e a Influenza. 

Além do presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó – SIHRBASC, Gustavo Gisi, também participaram da reunião o secretário de saúde Luiz Carlos Balsan, o Secretário de Gestão Thiago Etges, bem como a equipe técnica e de imunização da secretaria de saúde.

Dentre as várias alternativas discutidas estão a divulgação mais ostensiva das medidas preventivas implantadas pelo decreto estadual vigente, devido ao aumento considerável de casos positivos de Covid-19 somado à crescente procura por atendimento de pacientes com sintomas gripais/respiratórios na rede pública de saúde. A sugestão para que os cidadãos ao voltarem das viagens, redobrem os cuidados e respeitem os protocolos de saúde, também foi considerada. 

O presidente do SIHRBASC disse que “é muito importante a preocupação da prefeitura em alertar e orientar a população agindo de forma preventiva, para que nós não sejamos penalizados com medidas mais restritivas em nosso segmento”.

A Secretaria de Saúde informa que, com o apoio do sindicato, irá intensificar as abordagens de fiscalização e orientação nos estabelecimentos. 

Importante salientar que o atendimento em todas as Unidades de Saúde foi reorganizado sendo pela manhã casos gerais e à tarde sintomas respiratórios, o Ambulatório Verdão e UPA tiveram atendimento ampliado devido a contratação de profissionais de saúde para reforçar o quadro de servidores. O horário do “Vacimóvel” também foi estendido para manhã, tarde e noite, inclusive sábados e domingos, tarde e noite, sem necessidade de agendamento, com vacinação contra gripe e covid, conforme cronograma disponibilizado no site da prefeitura: www.chapeco.sc.gov.br  

“Chapecó, seguindo a vocação de cuidar da sua gente, se antecipa em articular e implementar ações que fazem frente à crescente demanda por atendimento médico. Tudo o que precisamos é unir esforços com todos os setores da sociedade para manter a situação controlada no nosso município, haja vista que, passadas as comemorações de fim de ano e a volta das férias dos oestinos, principalmente os que retornam do litoral, requer atenção redobrada.” destacou Itamar Agnoletto.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp