
O autor da chacina a uma creche no município de Saudades no dia 04 de março, que vitimou duas agentes educacionais e três crianças será ouvido através de videoconferência próximo dia 24 de agosto. Foram ouvidas pelo Poder Judiciário seis vítimas e 23 testemunhas de acusação. A defesa ainda não arrolou testemunhas.
Em contato com o Tribunal de justiça de Santa Catarina (TJSC), o ClicRDC buscou informações sobre qual motivações levariam o acusado da chacina ser ouvido através de videoconferência. Em resposta o TJSC, informou que são dois motivos que fizeram com que essa decisão fosse tomada.
“Ele vai ser ouvido por meio do sistema de videoconferência primeiro em razão da situação do COVID-19, e que nenhuma outra comarca tem realizado oitivas de forma presencial, salvo júris. E outra situação é pela questão de segurança tanto do acusado quanto das demais pessoas que irão participar do ato”, informou o TJSC.
O agressor foi denunciado por 19 crimes de homicídio, entre consumados e tentados. Na manhã do dia 4 de maio deste ano, ele adentrou uma creche no município de Saudades e com uma espécie de espada golpeou fatalmente duas professoras e três bebês. Uma outra criança, também com idade menor de dois anos, foi socorrida e se recupera junto aos familiares.
Oitiva marcada
O juiz da Vara Única da comarca de Pinhalzinho, Caio Lemgruber Taborda, assinou na tarde do dia 23 de junho a decisão que determina a oitiva do acusado pela morte de duas professoras e três bebês na Escola Infantil Pró-Infância Aquarela, em Saudades, no Oeste. O agressor será ouvido no próximo dia 24 de agosto, após o Poder Judiciário ouvir seis vítimas e 23 testemunhas de acusação. A defesa ainda não arrolou testemunhas.
A primeira audiência de instrução e julgamento acontecerá no dia 5 de agosto. Seis vítimas e nove testemunhas contarão suas versões do ocorrido. No dia 24 de agosto, outras 14 testemunhas serão ouvidas. E por fim, o acusado do ataque falará via internet, da sala passiva do Presídio Regional de Chapecó, onde está mantido desde a data do crime. Vítimas e testemunhas devem participar, preferencialmente, de maneira presencial em suas oitivas.
Relembre o crime
Três crianças e duas funcionárias de uma escola infantil de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, morreram após um ataque de adaga de terça-feira 04 de Maio, de 2021. O fato foi registrado por volta das 10 horas da manhã, na Escola Pró-Infância Aquarela, localizada no centro da cidade.

Conforme detalhes repassados pela Polícia Civil, o jovem, de 18 anos, chegou ao local de bicicleta. Ele tinha uma mochila com duas facas – a adaga utilizada para cometer o crime e outra que não foi utilizada. A arma do crime foi apreendida, e conforme a Polícia Civil, o objeto foi comprado pela internet e chegou à residência do suspeito na segunda-feira (3).
Ao entrar no espaço, ele foi indagado por uma professora sobre o que fazia no local. Essa foi a primeira vítima, que mesmo ferida foi até uma sala de aula para proteger os alunos. Nesta sala em questão, estavam quatro crianças e outra funcionária da escola. Todos foram golpeados. Duas crianças menores de dois anos e a professora Keli Adriane, morreram no local.
Imediatamente o desespero tomou conta do espaço, que no horário do ocorrido tinha aproximadamente 30 alunos. Várias professoras se trancaram com as crianças nas salas restantes até o socorro chegar. Os gritos chamaram a atenção. Bebês foram escondidos para evitar que a tragédia tomasse uma proporção maior.
Logo, populares invadiram a escola, e detiveram o suspeito que atentou contra a própria vida. Duas crianças foram socorridas com vida. Uma delas foi encaminhada até o Hospital de Saudades, mas não resistiu e morreu. A outra criança – um menino que tem um ano e nove meses – foi transferido para o Hospital Regional do Oeste (HRO). O transporte foi feito pelas equipes do Serviço Aeropolicial da Fronteira (SAER/Fron) e Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (SARA).
A agente educacional na escola atingida na sala de aula foi encaminhada ao Hospital de Saudades mas não resistiu e veio a óbito no início da tarde. Ela foi identificada como Mirla Amanda Renner Costa, de 20 anos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, e encaminhou o autor ferido até a Associação Hospitalar de Pinhalzinho, onde recebeu os primeiros atendimentos. Após, ele foi transferido até o Hospital Regional do Oeste sob escolta policial. Durante a tarde dessa terça-feira (04), Fabiano Kipper Mai passou por cirurgia, mas o estado de saúde ainda é grave. Ele cortou o próprio pescoço.
Em entrevista o Delegado Jerônimo Marçal Ferreira garantiu que a escola foi isolada e que a investigação já começou. Conforme a investigação da Polícia Civil, o jovem tinha alguns hábitos incomuns. Com 18 anos, ainda dormia com o pai, sofria bullying na escola, não tinha celular, tinha poucos amigos e não utilizava celular.
De família humilde, o jovem ainda “gostava de maltratar bichinhos”, como relatou a irmã durante depoimento. Fabiano trabalhava numa empresa da cidade e conforme a Polícia Civil, guardava dinheiro. A espada que utilizou no crime foi comprada recentemente e entregue na casa da família. O autor de 18 anos, não tem histórico policial. Eletrônicos utilizados por ele já foram apreendidos e passarão por análise.
Durante a tarde de terça-feira 04 de Maio, o Instituto Médico Legal retirou os corpos da creche. Ainda em Saudades (SC) coletou também o corpo da agente educacional e de outra criança que estavam no hospital da cidade. Os cinco corpos foram enviados até Chapecó (SC) onde passaram por necropsia.
A arma utilizada
A equipe de jornalismo do Grupo Condá de Comunicação acompanhou junto à Polícia Civil a entrada na casa do suspeito de matar três crianças e duas funcionárias em Saudades, na manhã do dia 04 de março.

A arma, espada estilo ninja, teria chegado na segunda-feira (03) para o jovem, junto a outras armas brancas menores. A compra teria sido feita pela internet. O suspeito teria escolhido a arma maior para cometer o atentado.
A Polícia Civil recolheu o computador do jovem para investigar o conteúdo encontrado. Segundo a equipe de jornalismo, no dia do ocorrido os pais estavam em choque e muito abalados com o ocorrido.
Confira em detalhes como foi o ataque de Fabiano Kipper Mai à creche em Saudades
URGENTE: Fabiano Kipper Mai responderá por cinco homicídios e 14 homicídios tentados