sexta-feira, agosto 29, 2025
InícioGERALMunicípios do Meio-Oeste de SC permanecem sem energia elétrica após tornado

Municípios do Meio-Oeste de SC permanecem sem energia elétrica após tornado

Mais de 70 mil unidades consumidoras estão sem fornecimento

Foto: Celesc/Reprodução

Após o tornado registrado no Meio-Oeste de Santa Catarina, que derrubou quatro torres de transmissão de energia elétrica na madrugada de sábado (29), alguns municípios da região ainda estão sem energia elétrica. De acordo com o site da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), que mostra a situação em tempo real do fornecimento no Estado, 76.367 unidades consumidoras estavam sem energia até por volta das 9h40 da manhã desta terça-feira (01).

As rajadas de vento devido ao tornado no sábado alcançaram os 123km/h. Os principais municípios que permanecem afetados, que estão com mais de 50% das unidades consumidoras desabastecidas, são: Matos Costa, Timbó Grande, Calmon, Caçador, Lebon Régis, Macieira, Rio das Antas, Fraiburgo, Videira, Iomere, Arroio Trinta e Salto Veloso. Já em Pinheiro Preto, município da região, o fornecimento está entre 30% a 50%.

Por meio de nota, a empresa Evoltz, responsável pelas torres de transmissão, informou que houve um imprevisto técnico e de segurança e, por isso, a expectativa é de restabelecimento aconteça no meio da tarde desta terça-feira (01). “Os cabos de uma das torres danificadas estavam muito esticados e demandaram maior tempo no reparo, por conta da dificuldade e do risco para os funcionários que trabalham no local.” diz o comunicado.

- Continua após o anúncio -

Torres de transmissão caíram devido aos fortes ventos que atingiram o Meio-Oeste Foto: Divulgação / Celesc

O que diz a Celesc

Na segunda-feira (31), a Celesc emitiu uma nota para informar que as equipes de eletricistas da companhia e da empresa responsável pela rede de transmissão de energia – cujas torres de 230kV foram atingidas pelo tornado –  entraram no terceiro dia de trabalho ininterrupto para recuperar a rede elétrica do Meio-Oeste catarinense. Até o momento, segundo a Celesc, a energia foi restabelecida a cerca de 35% dos atingidos.

Sobre o andamento dos trabalhos nesta terça-feira (1), a Companhia informou que o trabalho de reparo das torres de 230kV que foram atingidas por um tornado continua no Meio Oeste catarinense.

“Até o momento, a energia foi restabelecida parcialmente para cerca de 35% dos atingidos, através de remanejamento de carga de outros municípios. A Celesc acompanha os trabalhos dos técnicos da empresa transmissora de energia e colabora com os trabalhos de auxílio à população. Hoje, (1/06), pela manhã, a empresa transmissora emitiu nota oficial sobre o andamento dos trabalhos de recomposição do sistema.”, diz a nota.

Um esquema de rodízio n o fornecimento de energia elétrica nas cidades em que foi possível o atendimento por redes de outras subestações – como Macieira, Salto Veloso, Arroio Trinta, Iomerê, Videira, Pinheiro Preto e Rio das Antas – está em vigência. 

O município de Campos Novos, principal atingido pelo tornado, foi energizado ainda  na noite de domingo (30). A Celesc informou que parte do município de Fraiburgo, por meio de uma rede proveniente de Campos Novos, e o perímetro urbano de Lebon Régis, também tiveram o retorno no fornecimento. Para estas localidades, a orientação é para uso racionado da energia elétrica.

“Nos demais municípios como Caçador, Calmon, Timbó Grande e Matos Costa não existem condições técnicas de energização por outros alimentadores. A população dessas cidades deve aguardar a recuperação das torres de transmissão. A partir da energização das linhas que partem da subestação Videira Rede Básica para as subestações da Celesc, inicia-se o plano de reenergização dos transformadores e redes de distribuição para os municípios de forma gradativa. A Celesc irá começar esse trabalho pela Subestação Caçador.”, diz a nota da companhia. 

A Celesc informou que o primeiro ato adotado foi percorrer os hospitais e postos de saúde para auxiliar no funcionamento de geradores, inclusive para fornecimento de óleo diesel. Ainda segundo a Companhia, o auxílio à população será mantido até que o sistema esteja completamente restabelecido.

Devido a falta de energia elétrica, a Prefeitura de Caçador chegou a antecipar o feriado de Corpus Christi no município – que seria na quinta-feira (3) para a segunda-feira (31). Em nota, publicada na segunda-feira, a Administração Municipal informou que “a Prefeitura está tomando as medidas necessárias, em todas as esferas, para cobrar respostas claras a respeito do descaso com todos os moradores de Caçador”.

LEIA MAIS:

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp