OUÇA AO VIVO

InícioTEMPOTornado em SC: Rajadas de vento chegaram a 123 km/h, aponta Defesa...

Tornado em SC: Rajadas de vento chegaram a 123 km/h, aponta Defesa Civil

Segundo o órgão, o radar meteorológico instalado em Chapecó foi fundamental para identificar a formação do tornado

Foto: Defesa Civil

As rajadas de vento registradas durante um tornado que atingiu o município de Campos Novos, no Planalto Sul de Santa Catarina, chegaram a 123 km/h. A informação foi divulgada pela Defesa Civil na manhã deste domingo  (30), em nota que detalhou o fenômeno climático.

- Continua após o anúncio -

Segundo a Defesa Civil, o radar meteorológico instalado em Chapecó  (SC) ajudou a identificar a formação de uma supercélula tornádica – que resultou no tornado. A imagem abaixo, que mostra o momento em que a formação foi capturada pelo radar, foi feita às 23h22 de sexta-feira (28).

Foto: Defesa Civil

Os fortes ventos atingiram o município e outras localidades próximas entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado (29). A Defesa Civil, que havia emitido alertas sobre o clima, informou que a situação foi provocada pelo avanço de uma frente fria combinada a uma área de baixa pressão. Foram registrados granizo, raios, além de núcleos de chuva e vento intensos.

- Continua após o anúncio -

Campos Novos foi o município mais atingido. Na região, foram registrados destelhamentos de residências, queda de postes e de estruturas metálicas, além do tombamento de um caminhão estacionado

Falta de energia elétrica

Alguns municípios do Meio-Oeste de Santa Catarina – entre elas, Videira, Fraiburgo, Capinzal e Caçador – também foram afetados pelo temporal. Estragos de menor porte e problemas no fornecimento de energia elétrica, devido a queda de linhas de distribuição, afetaram os municípios.

Em Videira, conforme o site da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), são 67.897 unidades sem energia elétrica. Através de nota, a Celesc informou que a interrupção na energia foi motivada pela queda de quatro torres de transmissão. A empresa informou, ainda, que equipes atuam para que a situação seja normalizada. 

Campos Novos decretou situação de emergência

Devido aos estragos, o município de Campos Novos decretou situação de emergência. Segundo os dados repassados até o momento, 256 residências foram afetadas em seis bairros, dez famílias ficaram desalojadas e 20 indústrias foram afetadas.

Equipes da Defesa Civil atuam para fornecer apoio necessário aos moradores e levantamento de dados. “Já realizamos contato com o Prefeito de Campos Novos e das outras cidades e colocamos à disposição toda a estrutura do Governo do Estado”, destacou o chefe da DCSC, David Busarello. 

Ainda no sábado (29) a DCSC liberou para o município de Campos Novos 1783 telhas de fibrocimento, 222 cumeeiras, 26 Cesta Básica para sete dias, 22 fardos de água potável, 50 colchões de solteiro e 50 kits de acomodação solteiro (CELOG Joaçaba).

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se