O domingo (29), foi marcado pelo tempo chuvoso em Chapecó (SC) e região. De acordo com o monitoramento do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram/Epagri), nas últimas 24 horas, choveu cerca de 55mm. O Oeste catarinense enfrenta neste momento uma das piores estiagens da história.
No final de outubro, Chapecó decretou situação de emergência devido a falta de registro de chuva. Dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) mostram que a estiagem afeta o município desde o mês de julho. Porém, a situação se agravou no mês de setembro, quando foi registrada a menor precipitação do mês dos últimos 51 anos, com apenas 40 mm de chuva em Chapecó. Em outubro, o esperado era de 168 mm, mas choveu apenas 7,48% deste valor.
Ainda não há o detalhamento do que este registro de chuva representa para a estiagem no município – que passa por dificuldades relacionadas ao abastecimento de água. Porém, circulam imagens nas redes sociais que mostram mudanças nos níveis de água do Lajeado São José.
Atendimentos relacionados ao tempo
Com a chuva, equipes da Prefeitura de Chapecó precisaram realizar atendimentos pontuais em algumas localidades do município, desde as primeiras horas do dia. Segundo a Prefeitura, não houve nenhum atendimento relacionado a destelhamento, e as ocorrências foram referentes à acúmulo de água.
Já o Corpo de Bombeiros informou que realizou a retirada de duas árvores em Chapecó, que caíram em via pública devido ao tempo. Até o momento, maiores danos não foram registrados em decorrência da chuva em Chapecó.
Previsão do tempo
De acordo com o Ciram, ainda há risco de temporais localizados na segunda-feira (30). A previsão é de muitas nuvens e condução de chuva em Santa Catarina, que iniciam no Oeste catarinense e se estendem a todas as regiões no decorrer do dia. O que causa a situação é o deslocamento de uma frente fria que passa pelo Estado. A tendência é que as temperaturas diminuam.
Já o mês de dezembro inicia com sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva. A previsão para terça e quarta-feira (01 e 02) é de temperatura em elevação.