domingo, dezembro 15, 2024
InícioTEMPOChapecó volta a registrar grande volume de chuva

Chapecó volta a registrar grande volume de chuva


O domingo (29), foi marcado pelo tempo chuvoso em Chapecó (SC) e região. De acordo com o monitoramento do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram/Epagri), nas últimas 24 horas, choveu cerca de 55mm.  O Oeste catarinense enfrenta neste momento uma das piores estiagens da história.

No final de outubro, Chapecó decretou situação de emergência devido a falta de registro de chuva. Dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) mostram que a estiagem afeta o município desde o mês de julho. Porém, a situação se agravou no mês de setembro, quando foi registrada a menor precipitação do mês dos últimos 51 anos, com apenas 40 mm de chuva em Chapecó. Em outubro, o esperado era de 168 mm, mas choveu apenas 7,48% deste valor.

Ainda não há o detalhamento do que este registro de chuva representa para a estiagem no município – que passa por dificuldades relacionadas ao abastecimento de água. Porém, circulam imagens nas redes sociais que mostram mudanças nos níveis de água do Lajeado São José.

- Continua após o anúncio -

Foto: Redes Sociais/ClicRDC

Atendimentos relacionados ao tempo

Com a chuva, equipes da Prefeitura de Chapecó precisaram realizar atendimentos pontuais em algumas localidades do município, desde as primeiras horas do dia. Segundo a Prefeitura, não houve nenhum atendimento relacionado a destelhamento, e as ocorrências foram referentes à acúmulo de água.

Já o Corpo de Bombeiros informou que realizou a retirada de duas árvores em Chapecó, que caíram em via pública devido ao tempo. Até o momento, maiores danos não foram registrados em decorrência da chuva em Chapecó. 

Previsão do tempo

De acordo com o Ciram, ainda há risco de temporais localizados na segunda-feira (30). A previsão é de muitas nuvens e condução de chuva em Santa Catarina, que iniciam no Oeste catarinense e se estendem a todas as regiões no decorrer do dia. O que causa a situação é o deslocamento de uma frente fria que passa pelo Estado. A tendência é que as temperaturas diminuam.

Já o mês de dezembro inicia com sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva. A previsão para terça e quarta-feira (01 e 02) é de temperatura em elevação. 

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp