Um grupo de motociclistas participaram de uma manifestação, neste sábado (7), em Chapecó. A ação foi um ato de conscientização popular que pedia atenção no trânsito e lembrava o 7º dia da morte de Osmar Weber, vítima de acidente na última semana. O ato – que contou com cerca de 100 motociclistas – iniciou na Praça Central e encerrou no cruzamento entre a Marechal Deodoro da Fonseca e Avenida Fernando Machado, local em que foi registrado o acidente que vitimou Osmar, de 60 anos.
De acordo com informações da organização do ato, foi um “buzinaço” realizado de forma pacífica. Também, uma forma de homenagear o motociclista Osmar e todos os que perderam a vida no trânsito enquanto trabalhavam.
Os participantes fizeram o trajeto da Praça Central até em frente ao 2º Batalhão de Policia Milita pela Avenida Getúlio Vargas. Retornaram até a rua Marechal Deodoro da Fonseca e seguiram até o cruzamento com a Avenida Fernando Machado, onde aconteceu o acidente na última semana. No local, as vias foram trancadas por cerca de 10 minutos. Conforme a organização, a classe pediu atenção no trânsito.
“Pedimos apenas atenção para a nossa classe, para que cuidem mais de nós no trânsito, e fizemos um minuto de silêncio em homenagem ao seu Osmar Weber e a todos os motoboys que perderam a vida trabalhando”, destacou a organização.
Veja imagens do ato dos motoboys:
Sem acompanhamento
A organização informou que foi protocolado um ofício junto a Guarda Municipal e a Polícia Militar, em que foi informado sobre o manifesto. No documento, conforme os organizadores, foi informado sobre data, hora e local em que ocorreria o ato – que inicialmente estava previsto para ocorrer na quinta-feira (5). No entanto, novo documento com correção da data, que foi alterada para esse sábado (7), foi encaminhado às autoridades.

Os organizadores informaram que não houve acompanhamento por parte das autoridades. Apesar disso, no fim da manifestação, membros da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito passaram a filmar e tirar foto das motos. Segundo os organizadores, a atitude era para multar os motociclistas.
A Administração Municipal posicionou-se sobre o caso e afirmou que não foi avisada do ato. Também, conforme a Prefeitura de Chapecó, a orientação é de que atos como este “se oficiem previamente à Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão e Mobilidade (SEDEMOB)”. Ainda de acordo com o posicionamento da Prefeitura, “foram feitas imagens pelos Agentes de Trânsito que foram chamados no local pela população”.








