
Na segunda-feira (6), a Administração Municipal recebeu a quarta remessa de doses da vacina contra a gripe. Na ocasião, 4.640 doses foram distribuídas entre as duas escolas estaduais utilizadas para a vacinação (Tancredo Neves e Pedro Maciel) e os 26 Centros de Saúde da Família dos bairros de Chapecó. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Diane Negri, a maioria das unidade de saúde já estão sem a vacina, nesta terça-feira (7), devido a grande procura pela vacinação.
“Provavelmente, até o fim do dia os dois colégios – que são nossas referências – também ficaram desabastecidos. A previsão é que uma próxima entrega deve ocorrer somente na próxima semana. Podemos ficar sim, um período de um dia – um dia e meio, sem vacinas no município, por mais uma vez”, destacou.
Desde o início da campanha nacional de vacinação – em 23 de março – o município já recebeu 22.980 doses da vacina, informou a coordenadora. Apesar do número, segundo ela, ainda há em torno de 9 mil pessoas para vacinar na faixa etária acima de 60 anos e profissionais de saúde. Diane comentou que as remessas são encaminhadas pelo Estado e que o problema da falta das doses, enfrentado no município, também é vivenciado em todo o território nacional.
Nesta primeira etapa da campanha, o público alvo são idosos e profissionais da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Chapecó, o público-alvo da campanha de vacinação é de 59.874 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% da população, que corresponde aos grupos:
4.971 – Crianças (6 meses a 2 anos)
7.574 – Crianças (2 a 4 anos)
2.522 – Crianças (5 anos)
5.818 – Trabalhador da Saúde
2.486 – Gestantes
409 – Puérperas
1.490 – Indígenas
15.758 – Idosos
13.130 – Pessoas com comorbidades
2.616 – Professores
2.422 – Privados de liberdade Adolescentes e jovens sob medida socioeducativa
678 – Funcionários do Sistema Prisional
Covid-19
A vacina contra influenza não é eficaz contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o Covid-19, já que os sintomas são parecidos.






