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PRF começa a retirar lombadas eletrônicas na BR-101 em SC

Três lombadas eletrônicas que funcionam no trecho norte da BR-101, na Grande Florianópolis, serão retiradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Uma delas, no km 202, na altura do bairro Barreiros, ainda nesta semana (até sexta-feira, dia 15). Outras duas, nos kms 205 e 206, ambas em São José, vão ser retiradas em maio, de acordo com o inspetor Luiz Graziano, responsável pela comunicação social da PRF em Santa Catarina. A medida tem o objetivo de melhorar o fluxo de veículos no trecho, um dos mais movimentados na BR-101 no Estado. Segundo a PRF, a medida não tem relação a fala do presidente Jair Bolsonaro sobre o fim das lombadas eletrônicas.

Leia Mais: Presidente Jair Bolsonaro anuncia fim das lombadas eletrônicas no Brasil

Foto: Foto: Divulgação/ PRF

A retirada dos equipamentos acontecerá nos portais controladores de velocidade que ficam no sentido norte da rodovia – apenas no km 202, existe a chance de retirar o que opera no sul também. Em paralelo, a PRF vai liberar até o final de março seis trechos de acostamento para veículos de passeio também no sentido norte da rodovia, entre Palhoça e São José – região onde os congestionamentos são diários.

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O mesmo já foi feito no sentido sul anos atrás, e por lá o acostamento já está nivelado à pista e com obras de acesso. Segundo Graziano, no sentido oposto isso será feito aos poucos.

“No sentido norte, vamos começar liberando alguns trechos de acostamento, do jeito que está. Depois a gente vai começar obras para deixar ele mais acabado. A ideia é que os trechos de acostamento funcionem direto, não apenas nos horários de pico, do km 210 ao km 202, que é de Palhoça até a lombada eletrônica de Barreiros” explica Graziano.

As lombadas que serão retiradas em maio ficam em frente ao Shopping Itaguaçu e ao Mundo Car, ambas em São José. Graziano afirma que o trabalho se dará somente no sentido norte porque o oposto “está fluindo com a terceira faixa”. Contrário do que acontece em direção a Biguaçu, onde os veículos reduzem demais a velocidade e retêm o fluxo do trânsito.

“É que o condutor baixa a velocidade e acaba passando a 50 km, e isso atrapalha muito vezes o fluxo de veículos em um trecho já complicado” observa Graziano, para dizer que a medida não tem relação com a declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de que acabaria com as lombadas eletrônicas no Brasil.

“É um projeto nosso de 2015, que não teve continuidade porque o superintendente Coelho tinha saído do cargo, mas agora como ele voltou nós reassumimos isso, principalmente depois daquele rolo com Palhoça, que o prefeito não queria deixar os carros passarem por dentro da cidade” completa.

PRF diz que fiscalização será mantida com o fim das lombadas

A definição sobre os locais onde as lombadas eletrônicas seriam colocadas foi feita em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foram levadas em conta estatísticas de acidentes e os locais onde os motoristas costumam abusar da velocidade.

Questionado sobre que medidas serão feitas para manter a segurança no trecho que estará sem as lombadas eletrônicas, Graziano diz que durante o dia “não haverá problemas”, pois como o trânsito é intenso “não vai permitir que os motoristas imprimam muita velocidade”.

“De qualquer forma, nós temos como monitorar esse trecho, monitorar o comportamento dos motoristas. E, se for o caso, a gente pode trabalhar com radares portáteis. A nossa maior preocupação é a noite, porque os motoristas podem exceder velocidade, mas a gente pode trabalhar com fiscalização noturna. Essa é a nossa ideia” conclui Graziano.

Radares serão instalados depois de maio na rodovia

Depois que a PRF concluir a retirada dos pórticos que controlam a velocidade, começarão a ser instalados pardais como o que existe em uma curva fechada da BR-101, em Tijuquinhas – entre Biguaçu e Tijucas.

— Vamos fazer com pardal, sinalizado, objetivo, para que o motorista mantenha 80 km/h em todo o trajeto.

*Informações Diário Catarinense

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