“Óleo não atingiu o rio”, diz Polícia Ambiental sobre acidente em Nova Itaberaba - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

“Óleo não atingiu o rio”, diz Polícia Ambiental sobre acidente em Nova Itaberaba

Foto: PRF/Divulgação

Cerca de 300 litros de óleo diesel vazaram do caminhão que tombou na ponte sobre o rio Chapecó, na noite deste domingo (9), na BR-282, em Nova Itaberaba/SC. Apesar da quantidade, o líquido não atingiu o curso d’água.

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi acionada, ainda na noite de domingo, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), para verificar os danos ambientais. Conforme o Sargento da PMA, Hilton Paulo, houve o derramamento de dois tanques de combustível do caminhão. “Eles estouraram e o líquido escorreu sobre a ponte, por onde escorre a água da chuva. Depois atingiu o solo, embaixo da ponte”, comentou.

O Sargento afirma que o local onde o óleo caiu é de difícil acesso, pois fica em meio a mata que existe embaixo da ponte. “Estava bem escuro e complicado, mas nós até descemos lá, fizemos o levantamento fotográfico possível”, disse Paulo.

Onde o líquido caiu, se formaram  poças com o óleo, à cerca de 30 metros do rio Chapecó. “Estava começando a escorrer, mas não conseguimos avaliar o dano até o final da ocorrência, por conta da dificuldade de chegar no local”, lembrou o Sargento.

A equipe da Polícia Militar Ambiental ficou responsável por retornar na ponte, nesta segunda-feira (10), para avaliar se houve danos maiores. Ainda conforme o Sargento, o proprietário do caminhão foi notificado sobre o caso e deverá comparecer na companhia da PMA, quando serão tomadas às medidas administrativas e penais cabíveis.

Acidente

O acidente aconteceu no início da noite. Segundo a PRF, o condutor do caminhão contornou a curva antes da cabeceira da ponte em velocidade excessiva, tombou e arrastou-se por 90 metros parando sobre a estrutura.

A ponte ficou ficou interditada até as 3h30 desta segunda-feira. O motorista, de 54 anos, sofreu lesões graves e foi levado ao hospital.


Foto: PRF