terça-feira, maio 13, 2025
InícioTRÂNSITOMoradores pedem urgência por mais segurança no contorno viário de Chapecó

Moradores pedem urgência por mais segurança no contorno viário de Chapecó

Manifestação pacífica destaca riscos no cruzamento e cobra instalação de rotatória e lombada eletrônica


Moradores do bairro Santo Antônio realizaram, na manhã desta terça-feira (13), por volta das 8h30, uma manifestação pacífica na entrada da usina de asfalto da prefeitura, localizada às margens do Contorno Viário Oeste. O ato teve como objetivo cobrar melhorias urgentes na segurança viária do local, onde moradores relatam acidentes frequentes e situações de risco no cruzamento.se estende durante a manhã. Manifestação será por toda a manhã e prossegue de forma pacífica.

A mobilização foi organizada por moradores, que reivindicam principalmente a instalação de uma rotatória e de uma lombada eletrônica, nos moldes da estrutura existente no acesso ao Parque das Palmeiras. “O contorno ficou muito bom, mas esqueceram da segurança. Aqui não tem sinalização, o pedestre não consegue atravessar. É questão de tempo até que algo mais grave aconteça”, afirmou Adílio, um dos líderes do movimento.

O trecho é considerado estratégico para o fluxo da cidade e concentra um intenso movimento diário. Além da usina de asfalto, há também o transbordo do lixo, o sistema de tratamento de água da Casan, empresas, escolas e grande tráfego de caminhões.

- Continua após o anúncio -

Moradores relataram acidentes recentes causados pela falta de sinalização e má visibilidade, como é o caso do senhor Pedro da Silva, que teve prejuízo de R$ 8 mil após colisão envolvendo motocicleta. Outro morador, Arno, contou que evita atravessar o trecho e prefere fazer rotas mais longas para garantir a própria segurança.

“O que pedimos é simples, viável e urgente. Há espaço para uma rotatória aqui, e a instalação de uma lombada eletrônica vai forçar o motorista a reduzir a velocidade. É o mínimo para evitar novas tragédias”, completou Adílio.

Apesar do tom de apelo, a manifestação ocorreu de forma totalmente pacífica, sem bloqueio do trânsito. “A gente quer ser ouvido, só isso”, finalizou.

Nota da prefeitura

A Prefeitura de Chapecó informa que houve uma revitalização do Contorno Viário Oeste, com colocação de asfalto novo, ampliação da via com terceiras faixas, ciclovia e nova iluminação. Pra isso foi retirada a lombada do acesso ao bairro Santo Antônio. Essa lombada será recolocada em breve. Mas a sinalização já foi refeita. Além disso foi construída uma faixa adicional de acesso ao bairro. Outras medidas serão avaliadas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se