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EXCLUSIVO: Veja como está o andamento para a área de escape no Goio-Ên, em Chapecó

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Por: Ricardo Souza/ClicRDC

Os frequentes acidentes de trânsito na SCT-480, no trecho que dá acesso à ponte sobre o rio Uruguai, na divisa com o Rio Grande do Sul, no Goio-Ên, em Chapecó, no Oeste Catarinense, preocupam os motoristas que trafegam pela rodovia e acende o alerta sobre a necessidade de uma caixa de contenção (área de escape) no local, para que seja feita essa área de escape, a fim de evitar acidentes graves ou mortes na entrada da ponte.

Para atualizar você, de como está essa situação, procuramos a prefeitura, que já concluiu e enviou ao governo do Estado, ainda em 2022, o projeto que prevê uma caixa de frenagem no local, importante para a segurança dos motoristas. A região já acumula Desde o ano de 2015 mais de 40 acidentes no local, com mais de 30 vítimas, sendo sete delas fatais. Grande parte desses acidentes envolveram caminhões e carretas que ficaram sem freios na descida da serra. São diversos quilômetros de declínio e no final, há a ponte sobre o Rio Uruguai.

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(2022 – sem atualização/ não divulgado número de acidentes)

Imagem: Assessoria de Comunicação

Detalhe

A Administração Municipal de Chapecó contratou a elaboração de um projeto para construção de uma caixa de contenção na descida da Serra, na SCT-480, que é uma rodovia estadual em 2022. A Estel Engenharia Ltda fez o projeto, que custou R$ 305.990,61, pago pela Prefeitura. Ele prevê uma estrutura de desaceleração de 155 metros e tem custo avaliado em R$ 8.185.810,87. O documento foi encaminhado no dia 26 de julho, via Sedex dos Correios, para o Governo do Estado. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade acusou o recebimento no dia 27 de julho e pediu alguns ajustes. A empresa fez os ajustes solicitados e reencaminhou o projeto para Florianópolis, no início de setembro. A licitação depende de decisão do Governo do Estado, por se tratar de rodovia estadual, onde até o momento não há uma data para início da obra.

O QUE DIZ O ESTADO?

Procuramos também a secretaria de infraestrutura do estado de Santa Catarina, que informou que aguarda um levantamento de custos. “ O projeto de área de escape da SC-480 foi encaminhado pela prefeitura de Chapecó ao departamento de projetos da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), que o validou e o repassou para a assessoria de custos elaborar a planilha orçamentária para licitação. Vale ressaltar que essa é uma obra feita em colaboração com a prefeitura de Chapecó, na qual a SIE auxiliará na área técnica para execução do projeto do referido dispositivo de segurança’, disse a secretaria.

O QUE É UMA ÁREA DE ESCAPE?

As áreas de escape são construídas nas margens das rodovias, principalmente em trechos de descida de Serras, com objetivo de auxiliar a frenagem de veículos desgovernados. A estrutura é planejada com faixa de acesso direcionada para uma caixa com profundidade de até 1,1 m – preenchida com cinasita (argila expandida, similar a utilizada em vasos de plantas). A lógica é semelhante à aplicada em pistas de automobilismo (caixa de brita) e faz com que o veículo reduza a velocidade a zero – minimizando ao máximo possíveis danos ao veículo e preservando a condição física dos condutores.

(Foto: Arteris, Divulgação)
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