BR 101 em SC é interditada após ponte ceder e caminhão quase cair em rio - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

BR 101 em SC é interditada após ponte ceder e caminhão quase cair em rio

Ponte em Sangão/SC Foto: PRF/Divulgação

A chuva forte que atingiu o Sul catarinense provocou estragos em municípios da região. Também ocasionou interdição de rodovias. A BR- 101 em Sangão/SC, no km 356, que foi interditada por volta das 19h de sexta-feira (24), segue parcialmente bloqueada nesta manhã, segundo informação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Uma ponte cedeu no local, um caminhão chegou ficar preso na rachadura que abriu na pista e quase caiu no rio.

Conforme informações da PRF, nesta manhã “uma faixa da BR-101, sentido Sul/Norte foi aberta, por volta das 9h, e o trânsito seguia lento”. No entanto, o local pode voltar a ser interditado a qualquer momento. Os engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estão no local.

A Defesa Civil informou que “uma equipe do DNIT já iniciou os trabalhos, com expectativa de liberar o trânsito até segunda-feira (27)”. O órgão também informou que “veículos pesados sentido Norte/Sul são orientados a retornar, liberando-se o tráfego para trânsito local de veículos leves”.

Rotas

Conforme a PRF, foram realizadas algumas opções de desvio do bloqueio da BR 101 km 356 Sangão. No lado Norte do bloqueio, o desvio pode ser feito no km 333 por Gravataí e no km 336 por Pedras Grandes.

Já no lado Sul o desvio deve ser feito pelo km 369 por Morro da Fumaça.

Nota da PRF

Sobre o trânsito, a PRF informa a interrupção do trânsito no km 356 da BR 101 em razão da cabeceira da ponte sobre o Rio Sangão ter caído. O trânsito está totalmente interrompido no sentido sul e com apenas uma faixa liberada no sentido norte. A faixa liberada no sentido norte pode ser interrompida a qualquer momento, pois a ponte do sentido norte está em constante monitoramento, visto que o alargamento do rio pode comprometer a estrutura dessa ponte também. O desvio possível, no sentido sul é pelo acesso no km 333, sentido Gravatal. E no sentido norte, o acesso para o desvio é no km 369, entrando em Morro da Fumaça. Mas atenção, pelo desvio somente veículos leves, ônibus e, no máximo, carreta simples. Não podem passar caminhão cegonheira, bitrem e demais veículos de grande porte.


Jaguaruna

Na tarde de sexta, também ocorreu interdição da BR-101, no Km 349,
em Jaguaruna. Devido a forte chuva uma lâmina de água sobre a pista. O trânsito no local foi liberado, por volta das 18h20. A cidade registrou pontos de alagamentos.

Informações divulgadas pela PRF na sexta-feira (24)

Estragos

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, repassados ao Portal G1, pelo menos 16 cidades registraram prejuízos causados por causa da chuva.

Além de Sangão e Jaguaruna, também foram atingidas os municípios de: Araranguá, Criciúma, Imaruí, Tubarão, Orleans, Laguna, Braço do Norte, Pescaria Brava, Armazém, Imbituba, Capivari de Baixo, Garopaba, Treze de Maio e São Ludgero.

Informações PRF e G1