Administração Municipal esclarece retirada de lombadas no interior de Chapecó - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Administração Municipal esclarece retirada de lombadas no interior de Chapecó

Em nota divulgada nesta terça-feira (26), a Administração Municipal, por meio das Secretarias de Defesa do Cidadão e Mobilidade e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, informa que estão sendo retiradas as lombadas físicas instaladas de forma irregular nas estradas do interior de Chapecó.

A medida foi tomada após o recebimento de inúmeras denúncias de moradores e motoristas às Secretarias, Ouvidoria do Município e Câmara de Vereadores. Além disso, a Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade reforça que a implantação de lombadas não cumpre com o que prevê a resolução do Contran nº 600, de 24 de maio de 2016, que estabelece os padrões e critérios para instalação de ondulação transversal (lombada física) em vias públicas. A utilização de dispositivos deste tipo é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro.


Foto: Secom/Chapecó

Em apenas um ponto analisado pelas equipes técnicas de trânsito, o trecho de aproximadamente 800 metros, contava com quatro lombadas físicas instaladas de forma irregular e sem sinalização em ambos os sentidos.

A retirada das lombadas físicas será feita pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente durante os trabalhos de reparos e manutenção das estradas, seguindo o cronograma semanal.