O Delegado do Saer, Albert Silveira, registrou o momento em que uma nuvem, parecida com um tornado, surgiu no aeroporto de Chapecó (SC), deixando alguns moradores preocupados.
Diante da repercussão do vídeo, o Meteorologista Piter Scheuer explica o fenômeno: “Há um vídeo circulando na internet que mostra uma nuvem tocando o solo na região atrás do aeroporto de Chapecó. Trata-se de uma nuvem do tipo ‘escude’ ou ‘escudo’. Ela consegue atingir o solo devido à alta quantidade de vapor d’água presente na atmosfera, mas não é um tornado. É uma formação que resulta da alta umidade e condensação, sem apresentar rotação, mas pode gerar ventos fortes após se deslocar.”
A Defesa Civil também emitiu alertas sobre as condições climáticas: nesta quinta-feira (21), iniciou as mudanças no tempo em Santa Catarina, com a chegada de uma frente fria. A previsão é de chuva em todas as regiões, começando pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul (Grande Oeste e Planalto Sul) pela manhã e se estendendo para outras áreas ao longo do dia. Nas regiões afetadas, são esperados temporais com rajadas de vento que podem superar os 80 km/h, além de chuva intensa, raios e possibilidade de granizo.
A população é aconselhada a evitar áreas propensas a alagamentos e a não atravessar ruas alagadas. Também é recomendado evitar atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros. É essencial permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil para garantir a segurança de todos.