
A forte chuva registrada no fim da tarde desta quinta-feira (29) provocou alagamentos em diferentes pontos de Chapecó, especialmente na Rua 14 de Agosto, no cruzamento com a Rua Japão, no bairro Passo dos Fortes, e na Avenida São Pedro, no bairro São Cristóvão.
Por volta das 17h20, moradores da cidade receberam em seus celulares um alerta de chuva intensa com risco de alagamentos e enxurradas, emitido pelo sistema da Defesa Civil de Santa Catarina. No comunicado, o órgão orientou a população a buscar abrigo, não atravessar áreas alagadas e evitar pontes submersas, devido ao risco à segurança.
Os alagamentos ocorreram após o retorno das chuvas e temporais ao estado, encerrando um período de pelo menos nove dias consecutivos de tempo seco e ensolarado, considerado atípico para o verão. Com a retomada da instabilidade, a Epagri/Ciram voltou a emitir avisos meteorológicos para Santa Catarina.
Na tarde de quarta-feira (28), estações meteorológicas da rede Epagri/Ciram já haviam registrado chuva isolada em regiões como os Planaltos, Alto Vale e Meio-Oeste. Em áreas entre Ituporanga e Alfredo Wagner, os volumes foram pontualmente elevados, com acumulados horários entre 40 mm e 50 mm, acompanhados de temporais.
Segundo a previsão, a instabilidade deve se intensificar nos próximos dias. Nesta quinta-feira (29), há risco de temporais mais abrangentes e intensos, inclusive com possibilidade de granizo em diversas regiões do estado. Para o fim de semana, a chuva deve ocorrer principalmente entre a tarde e a noite, com maior concentração do centro ao leste catarinense. Na próxima semana, a instabilidade deve alcançar todas as regiões.
De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, o período prolongado de estiagem foi o principal destaque recente. “Atípico foi o prolongado período seco e com madrugadas de temperatura amena, cujas características lembravam dias de outono. Os meses de primavera e verão são, climatologicamente, os de chuva mais frequente e volumosa em Santa Catarina”, explicou.
As condições do tempo, dados das estações meteorológicas, previsões por município e avisos atualizados podem ser acompanhados pelos canais oficiais da Epagri/Ciram e da Defesa Civil.







