
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para Santa Catarina e mais três estados devido ao risco de tempestades com ventos de até 100 km/h, chuva intensa e queda de granizo entre esta quinta-feira (13) e sexta-feira (14).
De acordo com o Inmet, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora, ou atingir 50 a 100 milímetros em um único dia, o que eleva o risco de alagamentos, enxurradas e queda de árvores. O alerta começa à meia-noite de quinta e segue até as 23h59 de sexta-feira.
A área mais afetada deve ser o Oeste catarinense, além de boa parte do Paraná e do Mato Grosso do Sul, e uma pequena faixa do estado de São Paulo. O aviso inclui o Oeste do Paraná, região que ainda se recupera do tornado que deixou sete mortos no último fim de semana.
O Inmet também alerta para ventos intensos, com rajadas entre 60 e 100 km/h, capazes de causar cortes de energia elétrica, danos em plantações e destelhamentos. A população é orientada a evitar áreas abertas durante tempestades, não se abrigar sob árvores e desligar aparelhos eletrônicos da tomada.
Entre as cidades catarinenses em alerta estão Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho, Itapiranga, Palmitos e São Lourenço do Oeste, entre outras dezenas de municípios do Oeste.
O Inmet recomenda que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e siga as orientações da Defesa Civil em caso de emergência.






