Quem observou o céu de Chapecó na manhã de sexta-feira (2) deve ter percebido duas situações atípicas: a ampla nebulosidade que encobre o município e a mudança no tom do sol – que assumiu uma vibrante cor laranja. O mesmo fenômeno foi registrado durante a noite de quinta-feira (1), com a lua. Conforme informações da Defesa Civil, as alterações no ar podem ser consequências dos incêndios que acontecem no Pantanal.
A presença de fumaça altera a coloração do céu. De acordo com os meteorologistas da Defesa Civil, imagens de satélite são transportadas ao Sul do Brasil através de ventanias. Desde a última quarta-feira (30), os ventos mudam para noroeste e, desta forma, a pluma de fumaça alcançou a região Oeste de Santa Catarina. Ainda nesta sexta-feira, um boletim será emitido para atualizar a situação do Estado.
Consequências
As mudanças causadas pela nebulosidade afetam a qualidade de ar na região, aponta a Defesa Civil. Nesta sexta-feira e na madrugada de sábado (3), há previsão de chuva com a passagem de uma frente fria pelo Oeste de Santa Catarina.
Neste período, não descarta-se a possibilidade do registro de chuva com um tom diferente – amarelada ou até mesmo escura, devido às partículas de das fumaças presentes na atmosfera. Depois da passagem da frente fria, os ventos tendem a mudar de direção e dissipar a presença da fumaça pelo Estado de Santa Catarina.
A Defesa Civil alerta, ainda, que a presença de gases e poeiras na água da chuva pode impactar a qualidade do líquido. Portanto, o recomendado é que a água com coloração escura não seja armazenada. “O recomendável é no mínimo os primeiros 2 mm de chuva ou até desaparecer a coloração escura”, aponta a Defesa Civil.