quarta-feira, janeiro 7, 2026
InícioTEMPOSemana em Santa Catarina começa com tempo firme e termina com risco...

Semana em Santa Catarina começa com tempo firme e termina com risco de temporais intensos

Nota meteorológica da Defesa Civil aponta elevação gradual das temperaturas

Foto: Divulgação/Defesa Civil

A semana em Santa Catarina começa com tempo firme, sol e temperaturas amenas, mas deve terminar com calor intenso e risco elevado de temporais, conforme a Nota Meteorológica divulgada nesta segunda-feira (5) pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.

De acordo com a Gerência de Monitoramento e Alerta (GEMAL), entre esta segunda (5) e terça-feira (6), o tempo permanece estável em todas as regiões do estado, com temperaturas variando entre 23°C e 28°C. Pontualmente, os termômetros podem se aproximar dos 30°C no Grande Oeste e no Litoral Sul.

A partir de quarta-feira (7), o calor volta a se intensificar, com temperaturas acima de 30°C em grande parte de Santa Catarina. Nas áreas litorâneas, a circulação marítima deve amenizar o calor, mantendo os termômetros entre 26°C e 29°C. Já na quinta-feira (8), a previsão indica elevação ainda maior das temperaturas, com registros pontuais acima de 35°C no Oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

- Continua após o anúncio -

Com o aumento do calor e da umidade, são esperados temporais típicos de verão, principalmente entre a tarde e a noite. Na quarta-feira, o risco é considerado baixo e restrito a poucos municípios. Na quinta, os temporais tendem a ser mais abrangentes devido à aproximação de uma frente fria, elevando o risco para alagamentos e ventos fortes em diversas regiões.

A situação se agrava na sexta-feira (9), em função do desenvolvimento de um ciclone na Argentina. Mesmo se formando distante de Santa Catarina, o sistema deve provocar instabilidades principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. As regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul apresentam risco alto para temporais com chuva intensa, que podem causar alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.

Para o final de semana, a tendência é de que o ciclone amplie sua área de influência, podendo afetar todas as regiões catarinenses. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil orienta que a população acompanhe os avisos e alertas oficiais, mantendo-se atenta às atualizações meteorológicas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp