OUÇA AO VIVO

InícioTEMPOInverno será de temperaturas acima da média, prevê Inmet

Inverno será de temperaturas acima da média, prevê Inmet

Foto: Fidel Siqueira/ClicRDC

Informações Agência Brasil e G1

No Hemisfério Sul, o inverno inicia oficialmente nesta sexta-feira (21),  às 12h54. A estação mais fria do ano termina no dia 23 de setembro. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o inverno será de temperaturas acima do normal em algumas regiões do país. Entre as regiões está o sul, que deve apresentar temperaturas mais elevadas,  segundo o estudo.

 A previsão é que o fenômeno El Niño que influenciou o verão e outono, também altere o inverno brasileiro, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, que devem ter temperaturas acima da média para o período.

- Continua após o anúncio -

Conforme o Inmet, o inverno tem como característica a redução de chuvas. Com a diminuição da temperatura, ocasionada pelas massas de ar frio do sul do continente,  deve ocorrer geadas nas regiões Sul e Sudeste e no estado de Mato Grosso do Sul, além da queda de neve nas áreas serranas e planaltos do Sul do país e friagem em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. As condições típicas da estação, também podem produzir a formação de nevoeiros e névoa úmida nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Norte

Na região, as chuvas devem ficar ligeiramente abaixo da média, com exceção do Acre, noroeste do Amazonas e sudeste do Pará. As temperaturas, no entanto, devem manter os mesmos indicativos para a estação. Nesta época a falta de chuva, junto com o calor e a baixa umidade relativa do ar, aumenta a chance da incidência das queimadas.

Nordeste

Na maior parte dos estados, a temperatura deve ficar dentro da média prevista. Já as chuvas podem ficar abaixo da média em algumas regiões. No interior, o calor deve ser um pouco acima do normal. Inicia-se o período de seca, com baixos índices de umidade. Eventos de chuva forte, no entanto, podem ocorrer em partes isoladas, principalmente no litoral.

Centro-oeste

Para a região, as chuvas devem ficar abaixo da média, com temperaturas mais altas e com massa de ar quente e seco. Esse cenário deverá ser mais intenso nos meses de agosto e setembro. É comum que a região fique sem chuva por várias semanas – se ocorrer, será em pequenas áreas e com pancadas repentinas.

Sudeste

Assim como na região Centro-oeste, o inverno é o período mais seco do ano no Sudeste, especialmente para o norte de Minas Gerais. No entanto, as chuvas podem ser acima da média no período, principalmente em setembro e no sul do estado de São Paulo. As temperaturas ficam acima da média da estação, com declínios acentuados devido à passagem de massas de ar frio.

Região Sul

 Conforme o estudoas chuvas ocorrerão acima da média em grande parte da Região Sul. A maior frequência das frentes frias contribuirá para maiores variações nas temperaturas ao longo deste trimestre, porém as temperaturas médias devem permanecer acima da média climatológica em toda Região, exceto na metade sul do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, onde o inverno deverá ocorrer dentro da normalidade com temperaturas mínimas podendo atingir valores abaixo de 0ºC em áreas serranas e planalto, principalmente no mês de julho. 

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se