Em alerta: chuva provoca alagamentos em Maravilha

Foto: Corpo de Bombeiros Militar

Atualizada 07h21 – 19/03

A chuva que cai no Oeste Catarinense desde domingo (17), já provoca estragos em algumas regiões, principalmente no município de Maravilha (SC), nesta segunda-feira (18).

Várias ruas foram alagadas e outros locais correm risco de serem invadidos pela água, após o rio que corta a cidade sair do leito. Conforme o capitão, João Emiliano de Moura Miranda, do Corpo de Bombeiros Militar de Maravilha, um creche já foi evacuada. “Nós estamos passando com as nossas equipes nas comunidades e nos moradores ribeirinhos, orientando a população, pois a perspectiva para as próximas horas é que a chuva continue e o nível do rio suba ainda mais”, afirmou o militar.

Ainda conforme Miranda, a orientação às famílias é que começem a remover o móveis e se retirarem das residências, onde correm risco de alagamentos nas próximas horas. “Nós estamos com todo o nosso pessoal empenhado em fazer esse trabalho preventivo”, declarou o capitão.

Conforme a Epagri/Ciram, nas últimas horas choveu 102 milímetros em Maravilha.

NOTA DA PREFEITURA

Em nota, a Prefeitura de Maravilha informou que foram registrado alguns pontos de alagamentos devido ao grande volume de chuva que resultou na cheia do Rio Iracema e afluentes. Em alguns pontos da cidade, o rio chegou a sair do leito.

Alunos da creche Pequeno Príncipe, lá em Maravilha, foram deslocados para outra escola por medida de segurança, com auxílio do Corpo de Bombeiros Militar.

Ainda em nota, a prefeitura informou que equipes da secretaria de Obras ficou responsável pela desobstrução dos pontos de alagamentos. No meio da tarde a chuva deu uma trégua e a situação se normalizou.

Problema antigo

O problema já é antigo na cidade e o município trabalha juntamente com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) para liberar o licenciamento ambiental necessário para o alargamento e aprofundamento do leito do Rio Iracema.

De acordo com o secretário de Administração, Cleiton Borgaro, as últimas solicitações do IMA são do dia 12 de fevereiro que pediu ao município novas providências para dar seguimento ao licenciamento da obra.

Os recursos para a obra estão garantidos por meio da Defesa Civil Nacional. A empresa Gaia Rodovias venceu a licitação pelo valor de R$ 6.991.277,76, mas só pode iniciar a obra assim que o licenciamento for concluído.

A prefeita Rosi Maldaner acompanhou a situação com a Defesa Civil Municipal. Sobre a obra do Rio Iracema e a nova rodada de documentação e alterações no projeto, a prefeita destacou que todos os esforços estão sendo feitos para que o licenciamento seja gerado.  “Estamos trabalhando muito para atender todas as exigências ambientais deste projeto. O IMA tem feito a sua parte analisando e adequando exatamente conforme pede a lei e o município executando cada um dos projetos que são exigidos”, disse.