OUÇA AO VIVO

InícioTEMPODefesa Civil eleva para ‘Alto’ o risco de chuva intensa e volumosa...

Defesa Civil eleva para ‘Alto’ o risco de chuva intensa e volumosa na região de Chapecó

Chuvas volumosas acontecem devido à atuação de uma baixa pressão no Oeste Catarinense e a influência de uma frente fria com características estacionárias sobre o norte do RS e áreas de divisa com SC, saiba mais:

Foto: Arquivo / Secom

A Defesa Civil elevou para ‘Alto’, o risco de chuvas intensas e volumosas em algumas regiões de Santa Catarina, em especial no Extremo Oeste, Oeste (região de Chapecó) e no Sul do Estado. Conforme o órgão estadual, o alerta de ‘Atenção Meteorológica’ começou às 8h30 e se estende até às 23h59, da próxima segunda-feira (17).

ALERTA EM SC: Regiões de divisa com RS podem registrar chuva intensa e volumosa

Conforme a Defesa Civil, neste domingo e ao longo da segunda-feira, a atuação de uma baixa pressão no Oeste Catarinense e a influência de uma frente fria com características estacionárias sobre o norte do RS e áreas de divisa com SC, mantém o tempo instável na porção sul e oeste de Santa Catarina, trazendo chuvas volumosas.

- Continua após o anúncio -

Confira o Alerta da Defesa Civil

Atualização: Atenção Meteorológica SDC/SC 16/06 08:30 – Chuva intensa e volumosa entre o domingo (16) e a segunda-feira (17)

Elaborado em: 16/06/2024 às 08:30 – N° 108/2024

Meteorologistas: Nicolle Reis e Fernando Rafael

Neste domingo (16) e ao longo da segunda-feira (17), a atuação de uma baixa pressão no oeste catarinense e a influência de uma frente fria com características estacionárias sobre o norte do RS e áreas de divisa com SC, mantêm o tempo instável na porção sul e oeste de Santa Catarina, trazendo chuvas volumosas.

No Litoral Sul, onde as instabilidades já atuam desde a madrugada, a chuva se mantém persistente ao longo do domingo (16), variando com moderada a forte intensidade e trazendo volumes elevados, principalmente nas áreas próximas à divisa com o estado gaúcho. Já entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, as instabilidades se formam no decorrer da manhã deste domingo (16) nas áreas de divisa com a Argentina e avançam ao Planalto Sul no decorrer do dia, ganhando força a partir do final da tarde, principalmente no Extremo Oeste e Oeste catarinense. Na segunda-feira (17), as chuvas continuam persistentes no Grande Oeste, por vezes de forte intensidade, mas diminuem gradualmente no Litoral Sul.

Ao longo do período, são esperados volumes entre 100 a 130 mm no Grande Oeste, mas que podem se aproximar ou até mesmo superar a marca dos 150 mm, sobretudo em trechos do Extremo Oeste e Oeste, principalmente nas áreas de divisa com o RS. No extremo sul do Litoral Sul, onde as chuvas persistem desde a madrugada do domingo, ainda são esperados cerca de 60 a 80 mm entre o domingo (16) e a segunda-feira (17) com pontuais acima. 

O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos. O risco é baixo nas áreas em verde.

Recomendações para a população:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.

Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se