
Santa Catarina inicia a semana sob alerta para temporais com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e risco de granizo entre a tarde desta segunda-feira (15) e a madrugada de terça-feira (16). Segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC), a combinação de calor, umidade e a formação de uma nova frente fria aumenta o risco para destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais em todas as regiões do estado.
De acordo com a atualização meteorológica divulgada às 10h20 desta segunda, o risco é considerado alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo. Os temporais devem iniciar de forma isolada entre o final da manhã e o início da tarde, especialmente no Oeste e nos Planaltos, ganhando força ao longo da tarde e avançando para as demais regiões até a madrugada de terça-feira.
No Oeste e Extremo Oeste, não se descarta a ocorrência de tempestades severas, com potencial para danos estruturais. Já no Litoral, os temporais mais intensos são esperados a partir do final da tarde, com destaque para o Litoral Sul, Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí. Entre o Alto Vale do Itajaí e o Norte do estado, a instabilidade tende a ser um pouco menos intensa, concentrando-se principalmente entre a tarde e a noite de terça-feira.
As temperaturas seguem elevadas em todo o estado, ultrapassando os 30°C em todas as regiões e podendo chegar a 33°C ou 34°C em áreas do Litoral e do Vale do Itajaí. O calor contribui para o aumento da instabilidade atmosférica, favorecendo a formação de nuvens carregadas, acompanhadas de raios e ventos fortes.
Com o afastamento da frente fria ao longo da terça-feira, o tempo volta a ficar firme em Santa Catarina, condição que deve se manter até pelo menos a sexta-feira (19). No entanto, entre terça e quarta-feira, o vento sul sopra com intensidade fraca a moderada no litoral, com rajadas que podem chegar a 70 km/h, deixando o mar agitado, com ondas entre 2,5 e 3 metros.
A Defesa Civil orienta que, durante os temporais, a população busque locais seguros, evite permanecer próximo a árvores, postes e estruturas frágeis e não atravesse áreas alagadas. Os avisos e alertas meteorológicos podem ser acompanhados pelos canais oficiais do órgão.




