OUÇA AO VIVO

InícioTEMPOConfira estratégias para evitar estragos com vendavais e temporais

Confira estratégias para evitar estragos com vendavais e temporais

Saiba as principais recomendações:


IMAGEM ILUSTRATIVA – Foto: ClicRDC

A proximidade do verão traz uma forte onda de temporais que ocasionam diversos estragos em Santa Catarina. Nesta quinta-feira (14), o vento que ultrapassou a marca de 100km/h, chegou a derrubar a torre de comunicação da Rádio Cultura, em Xaxim, no Oeste do Estado. 

Diversos municípios foram atingidos e no Grande Oeste mais de 60 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, por conta das ocorrências no sistema elétrico. Em alguns locais, árvores e galhos caíram sobre a rede, o que provocou o rompimento de condutores e queda de postes.

Outro evento recorrente, é a chuva de granizo, que causa prejuízos ainda maiores. No dia 23 de setembro, o município de Bom Jesus, também no Oeste de Santa Catarina, decretou “Estado de Emergência”, devido ao forte temporal que atingiu a região. 

- Continua após o anúncio -

Conforme Luciano Huning, Coordenador da Defesa Civil de Chapecó, a principal recomendação é em tempo bom, realizar de forma segura a poda das árvores, já que a queda é uma das principais ocorrências registradas neste período. 

Leia também: Defesa Civil emite alerta para novos temporais no Estado

Confira as dicas da Defesa Civil:

– Buscar por profissionais que realizam a poda de árvores, às mantendo na margem de no máximo dois metros acima da residência;

– Manter as calhas limpas; 

– Revise a resistência de sua casa, caso necessário busque auxílio na assistência social de seu município; 

Como agir quando ocorre um temporal:

– Ter calma e entender a situação, mantendo-se distante de janelas com vidro; 

– Caso perceba a possibilidade de destelhamento, busque abrigo em local seguro, que na maioria das residências é o banheiro; 

-Feche bem janelas e portas, evitando canalização de vento;

– Não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas;

– Em caso de temporal com raios, não fique perto de cercas de arame, varais metálicos, estruturas altas, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

-Não realize conserto de telhados durante o temporal;

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.


LUCIANO HUNING/Coordenador Defesa Civil de Chapecó
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se