Entre os dias 24 e 27 de outubro, o Dr. Carlos Mendonça e o Dr. Vinicius Mendonça – que integram o Departamento Médico da Chapecoense – estiveram em Dubai para participar do 38º Congresso Mundial de Medicina Esportiva. Na oportunidade, além de buscar conhecimento e capacitação, os profissionais apresentaram o trabalho inédito que compreende o tratamento com células-tronco mesenquimais da medula óssea em lesões do tendão de Aquiles em atletas de futebol.
O uso isolado da terapia com BMAC no tratamento de rupturas agudas do tendão de aquiles é minimamente invasivo, mais eficaz e seguro e, por isso, tem se mostrado superior aos tratamentos convencionais – mesmo que o tratamento cirúrgico ainda seja o padrão-ouro.
Para o estudo – de autoria do Dr. Carlos Mendonça e co-autoria dos Drs. Vinicius Mendonça; Bruno Mendonça; Guilherme Mendonça – foram avaliados seis jogadores; cinco apresentaram recuperação completa da lesão 60 dias após a intervenção e o sexto atleta 90 dias após a intervenção. Todos os atletas retornaram à prática esportiva quatro meses após a aplicação do BMAC, sem restrições e sem complicações.
Para o Dr. Carlos, a participação no congresso foi extremamente positiva, tendo em vista a aceitação demonstrada pelos presentes.
Conforme o Dr. Vinícius, a relevância do estudo permitirá avanços expressivos para toda a sociedade médica.
Além do tratamento inovador com BMAC, o Departamento Médico da Chapecoense também tem um caminho percorrido no que se refere aos tratamentos com ortobiológicos e na medicina regenerativa, aplicados na reabilitação dos atletas desde 2008.