
Em jogo que marca o reencontro entre Chapecoense e Avaí, após a polêmica final do Campeonato Catarinense de 2025, o Leão da Ilha recebe o Verdão do Oeste no estádio Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada, em Florianópolis, na Capital de Santa Catarina. A partida deste sábado (24) é válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro Série B. A bola rola às 18h30 e as rádios do Grupo Condá de Comunicação transmitem. Com os dois times próximos ao G4 da competição, o vencedor do confronto pode ingressar na zona de classificação para a elite do futebol nacional.
Chapecoense e Avaí já se enfrentaram 172 vezes na história. O retrospecto é positivo para o Verdão e aponta 63 vitórias do time de Chapecó, 57 vitórias para o Leão e outros 52 empates. Além disso, o Verdão marcou 193 gols, contra 201 do time da Capital.
A primeira partida entre os clubes ocorreu no estádio Adolfo Konder, em um jogo pelo Campeonato Catarinense, no dia 27 de novembro de 1974. Empate por 1 a 1, com Toninho marcando para o Leão e Xaxim para a Chapecoense. O árbitro foi Pedro Zimmer, de Santa Catarina. O último confronto foi no dia 22 de março de 2025, em disputa válida pela partida de volta da final do Campeonato Catarinense 2025. Na Ressacada, após um empate em 1 a 1, com gols de Bruno Matias, aos 4`2T, para a Chapecoense e de Eduardo Brock, aos 29`2T, para o Avaí, o time da Capital foi campeão estadual.
Avaí
O Avaí também faz uma boa Série B até o momento. Com a mesma pontuação da Chape (13 pontos), mas atrás por conta do critério de desempate (número de vitórias), o Leão da Ilha é o oitavo colocado (três vitórias, quatro empates e uma derrota). Por ter uma vitória a menos, a vitória diante do Verdão no clássico, pode colocar o time da capital na terceira colocação.
Sem laterais-esquerdos de origem (Mário Sérgio e Quaresma lesionados), o técnico Jair Ventura precisará improvisar um jogador na posição. A tendência é que o lateral-direito Raylan jogue. Por outro lado, o Avaí terá a volta do atacante Alef Manga, que cumpriu suspensão na última partida.
Provável time: Igor Bohn; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e Raylan; Zé Ricardo, João Vitor, JP e Marquinhos Gabriel; Cléber e Hygor. Técnico: Jair Ventura.

Chapecoense
Uma das grandes surpresas da Série B até o momento, a Chapecoense faz uma bela campanha na competição. Com 13 pontos em oito jogos (quatro vitórias, três derrotas e um empate), o Verdão do Oeste é atualmente o sexto colocado. O time de Chapecó está a apenas dois pontos do CRB, que é o quarto colocado com 15 pontos. Uma vitória no clássico diante do Avaí, pode levar a Chape até a segunda colocação.
Ainda sem o centroavante Mário Sérgio, que fez uma cirurgia no joelho esquerdo, o técnico Gilmar Dal Pozzo deve continuar escalando Getúlio, no comando no ataque. Nas outras posições, o treinador deve mandar os mesmo jogadores e esquema com três zagueiros, que vem dando certo nos últimos jogos do Verdão.
Provável time: Léo Vieira; Mailton, Bruno Leonardo, Victor Caetano, João Paulo e Walter Clar; Bruno Matias, Rafael Carvalheira e Giovanni Augusto; Marcinho e Getúlio. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
