
Na tarde desta quarta-feira (23), a partir das 15h, a Chapecoense sub-20 recebe a equipe do Grêmio na Arena Condá, em jogo válido pela primeira rodada da Copa Sul sub-20. O campeonato é organizado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), com apoio da Federação Catarinense de Futebol (FCF) e Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O Athletico-PR é o atual campeão da categoria.
Disputa
Cada estado tem quatro representantes por categoria, totalizando 12 equipes. Na primeira fase, os clubes jogam entre os grupos em turno único: os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B, somando seis rodadas. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às quartas de final, que, assim como semifinais e finais, terão jogos de ida e volta. Em caso de empate no agregado, a decisão será nos pênaltis.
Grupos
Sub-15
- Grupo A: Coritiba-PR, Grêmio, Nação-SC, PSTC-PR, Juventude e Chapecoense-SC
- Grupo B: Hope-PR, Inter, Avaí-SC, Novo Hamburgo, Athletico-PR e Barra-SC
Sub-17
- Grupo A: Coritiba-PR, Grêmio, Criciúma-SC, Azuriz-PR, Juventude e Figueirense-SC
- Grupo B: Hope-PR, Inter, Avaí-SC, Esportivo, Athletico-PR e Barra-SC
Sub-20
- Grupo A: Coritiba-PR, Grêmio, Criciúma-SC, Operário-PR, Figueirense-SC e Real
- Grupo B: Cascavel-PR, Inter, Chapecoense-SC, São José, Athletico-PR e Barra-SC
Histórico e importância
Na edição 2024, o Athletico-PR conquistou o sub-20 e o sub-15, enquanto a Chapecoense venceu no sub-17. A Copa Sul tem como objetivo fortalecer o futebol de base no Sul do Brasil, além de estimular o intercâmbio entre as diferentes escolas de formação de atletas.