
A Chapecoense encara uma decisão neste domingo (22). Na Arena Condá, em Chapecó (SC), o Verdão do Oeste enfrenta o Brusque, pela segunda partida da semifinal do Campeonato Catarinense 2026. Após a derrota no primeiro confronto, a Chape precisa vencer por dois gols para avançar no tempo normal ou por um para levar a decisão aos pênaltis. Já o time visitante joga por um empate pela vaga na grande final. A partida começa às 18h e as rádios do Grupo Condá de Comunicação transmitem.
Segundo o site O Gol, Chapecoense e Brusque Futebol Clube já se enfrentaram 40 vezes em competições oficiais, com vantagem para a equipe alviverde. Ao todo, o Verdão soma 21 vitórias, contra seis triunfos do time do Vale do Itajaí, além de 13 empates no histórico geral do confronto. Nos jogos disputados com mando da Chape, foram 21 partidas, com 11 vitórias do time mandante, sete empates e três vitórias dos visitantes.
O último confronto entre os times aconteceu na semana passada, no sábado (14), na Arena Simon, em Brusque, pelo primeiro jogo da semi do Estadual. Na partida, o Brusque venceu a Chape por 1 a 0, com gol de João Prado.
Primeiro finalista
O Barra FC é o primeiro finalista do Campeonato Catarinense. Na noite deste sábado (21), na Arena Barra FC, em Itajaí, a equipe venceu o Camboriú Futebol Clube por 3 a 0 no jogo de volta da semifinal e garantiu vaga na decisão, além da classificação para a Copa do Brasil. No confronto de ida, disputado no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, as equipes haviam empatado em 2 a 2.
Os gols da vitória foram marcados por Gabriel Silva, no primeiro tempo, e por Lucas Vargas e Elvinho, na etapa final. Na decisão, o Barra FC enfrentará o vencedor do duelo entre Chapecoense e Brusque Futebol Clube, que se enfrentam neste domingo (22), na Arena Condá, em Chapecó. No jogo de ida, o Brusque venceu por 1 a 0 e joga pelo empate, enquanto a Chapecoense precisa vencer por dois gols de diferença para avançar no tempo normal.

Chapecoense
Após perder o jogo de ida na Arena Simon, a Chapecoense precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão da vaga à final para os pênaltis. Para garantir a classificação no tempo normal, o time terá que triunfar por dois ou mais gols. Na temporada, a equipe já disputou 12 partidas, com cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas — sendo nove jogos pelo Campeonato Catarinense (quatro vitórias, três empates e duas derrotas) e três pelo Campeonato Brasileiro (uma vitória e dois empates).
O técnico Gilmar Dal Pozzo enfrenta uma série de desfalques: dez jogadores estão no departamento médico, entre eles Giovanni Augusto, Everton, João Paulo, Robert, Bolasie, Ênio, Rafael Thyere, Anderson e Bruno Matias e Mancha, que se lesionaram ainda em 2025. Em contrapartida, a comissão técnica terá os reforços dos atacantes Perotti e Neto Pessoa, liberados após período de recuperação e à disposição para a partida decisiva.
Provável time: Léo Vieira; Marcos Vinícius, Victor Caetano, Bruno Leonardo, Eduardo Doma e Walter Clar; Camilo, Rafael Carvalheira e Jean Carlos; Italo e Marcinho. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Brusque
O Brusque Futebol Clube é o único time que segue invicto no Campeonato Catarinense, com quatro vitórias e cinco empates em nove jogos. Após passar em primeiro lugar no Grupo A do Estadual, o time do Vale do Itajaí passou nos pênaltis contra o Concórdia nas quartas, após dois empates. Depois de vencer a partida de ida da semifinal por 1 a 0, o Quadricolor joga para manter a vantagem e garantir a classificação. Na fase classificatória, Brusque e Chapecoense empataram em 1 a 1.
Para o confronto decisivo, o técnico Higo Magalhães não poderá contar com o meia Biel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido no jogo de ida. Além dele, Pedro Medeiros e Adrianinho, que estão em recuperação de lesões, também devem ser desfalques na equipe do Vale do Itajaí.
Provável time: Matheus Nogueira; Léo Ataíde, Alisson Cassiano, Rafael Milhorim e Raimar; Bernardo, Gazão, Alex Paulino e João Prado; Luizão e Clinton. Técnico: Higo Magalhães.






