Foram 45 dias sem futebol. Um mês e meio de sofrimento para quem ama o futebol. E principalmente a Chapecoense. Mas a contagem regressiva para o reencontro entre torcida e jogadores está perto do fim. A estreia no Catarinense acontece hoje, às 21h, diante do Marcílio Dias, na Arena Condá.
Após conquistar a permanência na elite do futebol brasileiro, o Verdão inicia 2019 com a manutenção de parte do elenco do ano passado. O time que entra em campo hoje têm sete remanescentes titulares de 2018: Eduardo, Douglas, Pacheco, Amaral, Márcio Araujo, Diego Torres e WP9.
“A gente tem que fazer um bom jogo e buscar vitória. Consciência, errando pouco. É como se a gente fosse jogar na altitude. Você tem que se desgastar só o necessário, guardar energia para o final do jogo. Nossos jogadores vão ter que jogar, buscar o resultado. A obrigação da vitória é nossa, por sermos mandantes” – Claudinei Oliveira, técnico da Chapecoense.
Apenas um dos quatro contratados iniciará o jogo entre os onze. O atacante Renato, ex-Avaí e velho conhecido de Claudinei, jogará aberto pelo lado direito de ataque. Enquanto isso, o zagueiro Joilson iniciará na reserva. E a dupla ex-América-MG, João Ricardo e Aylon, se recuperam de lesões.
A pré-temporada contou com 14 dias de preparação – 11 deles destinados a treinamentos físicos e trabalhos táticos. Os outros três foram utilizados para exames médicos e testes fisiológicos/físicos. Nesse meio tempo, o Verdão até tentou encontrar adversário para amistoso ou jogo-treino, mas não obteve sucesso.
“Quero ser campeão. Tudo que eu entro, eu entro para ganhar. Eu tenho esse perfil. Mas respeitando os adversários e sabendo que vai ser difícil. O estadual tem as suas dificuldades. Gramados em alguns lugares, iluminação em outros, viagens e tudo… A nossa questão geográfica desfavorece um pouco o clube, faz com que o estadual seja mais deficitário para a Chapecoense do que para os outros clubes… Mas a gente vai encarar com a seriedade que a competição requer. A gente sabe que o torcedor quer e gosta de colocar a faixa no peito. Eu também quero e gosto!” – Claudinei Oliveira, técnico da Chapecoense.
A escalação para hoje à noite tem: Ivan; Eduardo; Douglas, Rafael Pereira e Bruno Pacheco; Amaral, Márcio Araújo e Diego Torres; Renato, Wellington Paulista e Victor Andrade. O time está configurado no 4-3-3, com variação na marcação para o 4-5-1.
As novidades da semana ficam por conta do goleiro Ivan, que fará somente o seu segundo jogo oficial com a camisa da Chape desde que chegou por aqui. Ele substitui João Ricardo, lesionado. Já Rafael Pereira foi o escolhido para entrar na vaga de Fabrício Bruno, que retornou ao Cruzeiro.
*Informações de Mateus Montemezzo.