
Após 1.511 dias, a Chapecoense volta a disputar uma partida pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Na noite desta quarta-feira (28), o Verdão do Oeste enfrenta o Santos, na Arena Condá, em Chapecó (SC), pela rodada de estreia do Brasileirão 2026. A bola rola às 20h, com transmissão das rádios do Grupo Condá de Comunicação. A última participação da Chape na elite do futebol nacional foi em 9 de dezembro de 2021, pela 38ª rodada do Brasileirão, quando a equipe foi derrotada pelo Fluminense por 3 a 0, fora de casa. Para o confronto desta noite, o Santos chega com desfalques importantes, entre eles Neymar e Gabigol.
Chapecoense divulga o “Serviço de Jogo” para o jogo contra o Santos
Segundo o site O Gol, Chapecoense e Santos já se enfrentaram 16 vezes ao longo da história, considerando todas as competições. O retrospecto é amplamente favorável ao time paulista, que soma 10 vitórias, contra quatro da Chapecoense, além de dois empates.
Jogando como mandante, a Chape já enfrentou o Santos em oito confrontos. Foram três vitórias do Santos, dois empates e três triunfos da Chapecoense.
Brasileirão 2026: Confira o retrospecto dos confrontos da 1ª rodada
Gabigol é preservado e não enfrenta a Chapecoense na Arena Condá
Gabigol não estará em campo na Arena Condá. O atacante foi preservado pelo Santos para a estreia no Brasileirão 2026, nesta quarta-feira (28), em função do gramado sintético, e desfalca a equipe no confronto em Chapecó. A ausência representa mais uma baixa confirmada para o duelo.
Principal artilheiro do Brasileirão em atividade, Gabigol soma 119 gols na competição e foi o goleador máximo das edições de 2018 e 2019. O jogador está a sete gols de entrar no top-10 dos maiores artilheiros da história do campeonato, marca atualmente ocupada por Washington, o Coração Valente, com 126 gols.

Chapecoense
A Chapecoense retorna à Série A após quatro temporadas consecutivas disputando a Segunda Divisão. O Verdão do Oeste estreia em casa, diante da torcida, e deve contar com força máxima à disposição. A equipe chega embalada pela goleada por 6 a 0 sobre o Joinville, no último domingo, pelo Campeonato Catarinense, resultado que garantiu a classificação para as quartas de final da competição estadual. Na temporada, a Chapecoense disputou seis partidas, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Com a campanha, terminou a primeira fase na segunda colocação do Grupo B e terá o Criciúma como adversário nas quartas de final do Estadual.
Para a estreia no Brasileirão, o técnico Gilmar Dal Pozzo deve repetir a formação que iniciou o confronto contra o Joinville, pela sexta rodada do Catarinense. O treinador reafirmou a confiança no esquema com três zagueiros. Já o presidente da Chapecoense, Alex Passos, confirmou que Yannick Bolasie será relacionado e ficará à disposição da comissão técnica.
Provável time: Léo Vieira; Marcos Vinícius, Victor Caetano, Eduardo Doma, João Paulo e Walter Clar; Camilo, Rafael Carvalheira e Giovanni Augusto; Marcinho e Italo (Bolasie). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Santos
O Santos inicia a disputa do Campeonato Brasileiro pressionado pela falta de resultados no começo do Paulistão. O Peixe venceu apenas na estreia, contra o Novorizontino, e acumula quatro rodadas seguidas sem vitória, sequência que o deixa, neste momento, fora da zona de classificação no Estadual. Na temporada, o Santos soma cinco jogos no Campeonato Paulista, com uma vitória, três empates e uma derrota, campanha que coloca a equipe na 11ª colocação. Para a estreia no Brasileirão, o time ainda não conta com Neymar, que deve ficar à disposição apenas no início de fevereiro. Em contrapartida, Vojvoda terá o retorno de Barreal, artilheiro do Peixe no último Brasileirão, que voltou a treinar normalmente após se recuperar de dores no quadril.
Por outro lado, Willian Arão desfalca a equipe após passar por cirurgia para retirada de um cálculo renal e ficará afastado por cerca de duas semanas. Além disso, a comissão técnica optou por preservar Gabigol, Mayke e Adonis Frías, que permaneceram no litoral paulista devido à sequência de jogos.
Provável time: Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Zé Ivaldo, Luan Peres e Vinicius Lira; João Schmidt, Zé Rafael e Gabriel Menino; Rollheiser, Barreal e Lautaro Díaz. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.








